Salvador e RMS têm 21 praias impróprias para banho
22 de Fevereiro de 2014 - Piatã
Foto: Raul Spinassé / Ag. A TARDE. Mais de 30 praias foram avaliadas pelo Inema
Vinte e uma praias estão impróprias para banho em Salvador e Região Metropolitana (RMS) nesse último final de semana de fevereiro, informou, nesta sexta-feira, 21, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Ao todo, 34 localidades foram avaliadas.
Os banhistas devem evitar as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Porto da Barra (em frente à Rua Cezar Zama) e Santa Maria (em frente ao Hospital Espanhol).
O banho de mar também deve ser evitado no Farol da Barra (em frente à Rua Dias D'Ávila e em frente à Rua Alfredo Magalhães), Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros e próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José), Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão e em frente à Igreja N. S. Santana), Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka, e atrás do antigo Clube Português) e Armação (em frente ao Clube Inter. Pass).
As outras praias impróprias são as da Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares), Itapuã (em frente à Sereia de Itapoã) e Buraquinho (em frente à barraca de praia Chalé). Nas demais praias da RMS, conforme o Inema, as condições são normais.
De acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.
O Inema lembra, ainda, que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso. Nesse período, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.
Além disso, é desaconselhável em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
*A Tarde
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023