Prefeitura não recebe STT e servidores promovem manifestação no centro de Camaçari
26 de Fevereiro de 2014 - Piatã
Foto: Carolina Motta/Bahia no Ar.Com palavras de ordem e pedido de apoio da comunidade, servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari, realizaram na manhã desta quarta-feira (26), uma manifestação no centro da cidade, depois de fazer campana no centro administrativo. Segundo eles, o grupo não foi recebido pelo prefeito Ademar Delgado, bem como quaisquer outros representantes do governo municipal.
A categoria decidiu em assembleia, paralisar as atividades das 8h da manhã de hoje até o mesmo horário da quinta-feira (27). A intenção é de tentar iniciar negociações referentes a melhorias nas condições de trabalho dos agentes de trânsito, de transporte e administrativo.
Durante os pronunciamentos na passeata, os trabalhadores convocados através do concurso público de 2010, fizeram algumas denúncias. De acordo com o desenhista técnico, Gerson Santana, o município possui um projeto para implantação de uma escola pública de trânsito na cidade, para que os moradores pudessem participar das aulas de direção gratuitamente. Porém, segundo ele, o projeto foi vetado por questões políticas.
Também foi revelado de cima de um mini-trio, que os diretores e postos de alto escalão da superintendência, na maioria dos casos, são assumidos por pessoas indicadas e que não dispõem de conhecimento técnico sobre trânsito e transporte.
Sobre a Ouvidoria do órgão, os manifestantes foram categóricos ao declararem que o setor existe apenas de fachada e que nenhuma das demandas comunicadas pela comunidade é apurada.
Um dos manifestantes revelou que desde novembro de 2013 tentam negociar melhores condições de trabalho e para isso foi criada uma comissão, seguindo a sugestão do superintendente Claudécio Taroba. No entanto, três meses se passaram e nem Taroba e nem o prefeito ouviram as demandas da categoria, até então.
Dentre as reclamações e benefícios requeridos, está o repasse por insalubridade, segurança, pontos de apoio com sanitários e disponibilização de protetor solar, uma vez que atuam expostos às condições climáticas, muitas vezes sob sol forte.
Eles alegaram ainda que o efetivo está muito abaixo do que atenderia devidamente o município. Segundo informações de uma servidora, o quadro é composto por 129 profissionais, divididos entre 75 agentes de trânsito, 39 de transporte e 15 do setor administrativo.
Os manifestantes seguiram novamente para a prefeitura, onde pretendem ficar e serem atendidos. Caso a comissão não seja recebida e as negociações não avancem, outras paralisações devem acontecer. Também não está descartada a hipótese de greve.
STT E COMUNIDADE
Os agentes de trânsito e transporte de Camaçari sempre foram alvo de severas críticas da população, incluindo condutores e pedestres.
O trabalho desempenhado pelos profissionais da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) geralmente é classificado como falho.
Muitos pedestres afirmam que esperam bastante tempo nas faixas, para que seja sinalizada a travessia. “Eles sempre dão preferência aos carros, isso quando não estão de distraídos, batendo papo, sem prestar atenção no serviço”, disparou a aposenta Darci Lima.
Antipatizados por parte dos motoristas, os agentes são vistos como despreparados e arbitrários. “Eles pararam, foi? Ninguém notou. Pensam que as ruas são deles e saem multando de qualquer jeito. Precisam melhorar muito”, alfinetou Maurício Santana, auxiliar de produção.
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023