Fofoca

Agentes penitenciários fazem paralisação em cinco cidades

01 de Agosto de 2013 - Piatã

Ação é realizada em Lauro de Freitas, Itabuna, Serrinha, Juazeiro e Valença. Seap confirma atraso no salário e diz que irá regularizar situação.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários na Bahia (Sindasp) diz que a categoria faz uma paralisação em cinco municípios do estado nesta quinta-feira (1º). O diretor sindical Antônio Reis Ferreira afirma que somente os serviços essenciais estão sendo realizados por 30% dos funcionários das penitenciárias das cidades de Lauro de Freitas, Itabuna, Serrinha, Juazeiro e Valença.

"A gente está reivindicando pagamento salarial, com atraso há dois meses. Estão parados agentes penitenciários, pessoal da área técnica, pessoal da cozinha, médicos, advogados e limpeza. Só [trabalha] o pessoal que serve o café dos internos mesmo, a visitação está suspensa, e se tiver emergência, a ambulância sai", relata Antônio.

No Conjunto Penal de Lauro de Freitas, no bairro Vida Nova, a mobilização começou quarta-feira (31), às 5h30. "Aguardamos o contato do secretario ou governo. Nossas condições de trabalho são as piores, não temos direito ao alojamento para horário de almoço, não tem água potável, é de torneira, o fardamento deveria ser de seis em seis meses e há dois anos não é repassado. Se não tivermos um retorno, o movimento será fortalecido e vamos deflagrar greve", diz Antônio.

Segundo o Sindasp Bahia, o Conjunto Penal de Lauro de Freitas abriga 432 internos, detidos por diversos crimes, e entre eles estão pessoas consideradas de alta periculosidade.

Em nota oficial, a Seap diz que o "repasse de abril à empresa cogestora das unidades prisionais de Lauro de Freitas e Itabuna, estando em aberto o pagamento dos meses de maio e junho. A equipe da Seap está enviando todos os esforços para regularizar a situação, estando previsto o repasse de uma parte deste pagamento até o final do dia de hoje (01/08). Em atraso estão apenas o salário de junho do corpo técnico (36 profissionais de um total de 420 integrantes do quadro funcional), o que deverá estar sendo regularizado até amanhã (02)", informou nota. G1*

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade]
Política

Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade

09 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / EBC

[Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime”]
Justiça

Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime”

09 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor]
Esportes

“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor

09 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho]
Esportes

Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho

09 de Janeiro de 2026

Foto: Lucas Emanuel

[SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador]
Bahia

SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador

07 de Janeiro de 2026

O acidente ocorreu enquanto o trabalhador exercia suas atividades em um canteiro de obras na via.

[Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista]
Saúde

Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista

07 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação