Saiba onde comer caruru hoje sem pagar nada em Salvador
27 de Setembro de 2013 - PiatãNo Mercado de São Miguel, na Barroquinha, são esperadas 400 pessoas a partir das 13h

Sexta-feira é dia de comida baiana. E hoje, 27 de setembro, o cardápio é mais especial - caruru, vatapá, galinha de xinxim, feijão fradinho, feijão preto, farofa de azeite, banana da terra frita, milho branco, acassá, inhame, rapadura, ovo, pipoca, arroz branco, acarajé e abará... Esses são alguns dos itens que compõe o famoso caruru de Cosme e Damião.
Para quem ficou esperando o mês todo para se lambuzar, o CORREIO foi verificar onde vai rolar a iguaria de graça. Na Associação dos Aposentados, em Piatã, a programação começa às 10h.
A expectativa é de reunir 500 pessoas. “Nosso caruru acontece há 19 anos e sempre iniciamos com uma missa antes de servirmos o caruru”, explicou a presidente da associação Leda Santos. No Mercado de São Miguel, na Barroquinha, são esperadas 400 pessoas a partir das 13h. Nos dois locais terão baianas distribuindo acarajé.
Há também os devotos que servirão o caruru para convidados ou distribuição da comida em quentinhas para moradores da comunidade. Salete Ribeiro, 57 anos, aposentada, há uma semana está nos preparativos.
Esse ano ela preparou um caruru com 1200 quiabos para servir 150 marmitas na comunidade, mais os convidados em casa. Já Brasilto Rodrigues, 65, prepara um caruru de 2000 quiabos.
“Já cheguei a fazer com 4500 quiabos, mas esse ano vai ser com 2000, mas quem chegar come”. Toda comilança é dedicada aos santos gêmeos, Cosme e Damião, celebrado pelos católicos s e os adeptos do candomblé. Durante todo dia de hoje os festejos acontecem na Paróquia dos Santos Mártires, situada na Liberdade, única em Salvador.
O festejo tem início às 5h da manhã com a alvorada. A primeira missa acontece às 6h e ocorrerão outras ao longo do dia - 7h, 8h30, 12h e 14h. No fim da tarde acontece a procissão, que sai da paróquia, na Liberdade, e vai até a Lapinha. O festejo encerra com uma missa solene às 18h
Onde tem:
Associação dos Aposentados, fica em Piatã, ao lado do Hiper Ideal; a partir das 10h
Mercado de São Miguel, fica na Barroquinha; a partir das 13h
Caruru da Salete, a casa dela fica na Ladeira do Ipiranga, 18B, Cidade Nova; a partir das 13h
Caruru da Rita de Cássia,a casa dela fica na Rua General Savaget, 34, Liberdade; 18h
Caruru do Brasilto, a casa dele fica na Rua 2 de Fevereiro, S/n Cidade Nova 19h
Comentários
Outras Notícias
Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas
22 de Abril de 2026Foto: Caia Ramalho
Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino
22 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix
22 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Netflix
Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo
22 de Abril de 2026Foto: João Cotta/TV Globo
Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina
21 de Abril de 2026Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa
21 de Abril de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023