Candeias recebe representante do MEC para apresentar o Programa Mais Educação
11 de Maio de 2013 - PiatãO programa que já funciona em 22 escolas do município foi apresentado por uma palestra

A Prefeitura Municipal de Candeias, através da Secretaria da Educação, lançou o Programa Mais Educação, na manhã desta sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores. O Programa que já funciona em 22 escolas do município, foi apresentado por uma palestra pela Consultora do MEC/UNESCO, Cláudia Cristina Santos, que teve como tema: Contexto e Concepção do Programa Mais Educação.A palestra teve como objetivo oferecer aos novos Gestores e Professores Articuladores uma visão geral do Programa.
A secretária municipal de Educação, profª Laís Borges, explicou que o Programa Mais Educação está implantado há quatro anos no município e nunca houve um encontro formativo entre professores e gestores com um representante do MEC. “Candeias sempre foi uma cidade convidada a encontros e apresentações nos municípios vizinhos. E quando cheguei tendo a grata oportunidade me dada pelo Sargento Francisco, de assumir a pasta de Educação, perguntei a Núbia, coordenadora do programa no município, por que sempre tínhamos que se deslocar para outros municípios, se Candeias é uma cidade anfitriã e hospitaleira, tendo uma mão de obra responsável e compromissada, temos o programa já instalado, não vamos sair do nosso município para ser convidados, seremos anfitriãs. Então, hoje é um dia de festa por estar sediando a professora Cláudia, em um encontro para falar do Programa Mais Educação”, festejou Laís.
O prefeito, Sargento Francisco falou da importância que o Programa Mais educação tem para o município. “É um imenso prazer receber a nossa amiga e representante do MEC, Cláudia Santos, e dizer que para nós do município é muito importante estar participando deste momento. A nossa proposta é aumentar o número de escolas com esse Programa, que é um projeto que ajuda bastante na educação das nossas crianças e dos nossos jovens. Com o Programa, que é de tempo integral, evita que as nossas crianças em horários que não estejam na sala de aula, estejam na rua ou estejam praticando outros atos, até por que a maioria dos pais passam praticamente o dia fora de casa trabalhando, não tendo controle total dessas crianças. E eu como gestor tento ter essa preocupação e essa responsabilidade para que possamos ocupar bastante o tempo das nossas crianças e dos nossos jovens” , disse o prefeito.
MAIS EDUCAÇÃO
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Participaram também da palestra do Programa Mais Educação, o secretário de Cultura e Turismo, Laildo Conceição; o secretário de Juventude, Bobó; os vereadores, Fernando Calmon, João Cláudio; o Presidente da Câmara, Roberto Melo; a consultora do MEC, Cláudia Santos; a coordenadora do Programa no município, Núbia; e convidados das Prefeituras de Castro Alves e Teodoro Sampaio.
Houve ainda apresentação cultural das alunas do Programa Mais Educação. As informações são da assessoria.
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023