Fofoca

Salvador: Mais de 55 mil confirmam participação em manifestação nesta quinta

20 de Junho de 2013 - Piatã

Caminhada deve sair do Campo Grande para Arena Fonte Nova


Mais de 55 mil pessoas confirmaram participação na Manifestação Passe Livre Salvador, que aconteceu nesta quinta-feira (20) à tarde. O grupo deve se reunir no Campo Grande e seguir caminhando para a Arena Fonte Nova onde, às 19h, Uruguai e Nigéria se enfrentam, na primeira partida em Salvador da Copa das Confederações.

A expectativa é de que pelo menos 20 mil destas pessoas que confirmaram compareçam efetivamente à manifestação.

O grupo destaca que o evento é apartidário e não tem lideranças. Eles se reuniram nesta quarta no Passeio Público para discutir detalhes sobre o trajeto do protesto.

Em comunicado, o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, afirmou que a postura do governo do estado é de garantir que “o direito de manifestar conviva com o direito de ir ao estádio, das famílias que vão ao estádio assistir aos jogos da Copa das Confederações”.

“Na democracia é assim, cada um expressa a sua opinião e vontade e respeita a opinião e vontade dos outros”, afirmou. Este será o segundo ato em Salvador. Na segunda-feira, mais de oito mil percorreram a região do Iguatemi, em um protesto pacífico.

Quem são

Avessos aos partidos políticos, os manifestantes que ganharam as ruas nos últimos dias são, em sua maioria, jovens entre 26 e 35 anos de idade, de nível superior e que estão participando pela primeira vez de um protesto. Pelo menos 81% se informaram do ato pelo Facebook e 85% dos presentes buscaram informações pela internet.

Os dados levantados pelo Instituto Datafolha e divulgados ontem ajudam a traçar um perfil dos militantes. Munidos de cartazes com frases de efeito como “Desculpem o transtorno, mas estamos mudando o país” ou “Seu gás de recalque bate no meu vinagre e volta”, os manifestantes demonstram sagacidade, bom humor e, principalmente, a conexão com os meios virtuais.

Na visão dos especialistas, essa geração representa um desafio aos partidos políticos tradicionais, que, provavelmente, terão que redefinir suas agendas para conquistar a simpatia desta turma engajada. *Correio.

Comentários

Outras Notícias

[Pesquisas investigam potencial das canetas emagrecedoras no tratamento de dependências]
Saúde

Pesquisas investigam potencial das canetas emagrecedoras no tratamento de dependências

16 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação/ MS

[Papa Leão XIV passa por cirurgia no pulmão e tem diagnóstico de câncer confirmado]
Mundo

Papa Leão XIV passa por cirurgia no pulmão e tem diagnóstico de câncer confirmado

16 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / VaticanoNews

[Participação de Netinho em eventos de Nova York marcou presença do axé na Times Square]
Bahia

Participação de Netinho em eventos de Nova York marcou presença do axé na Times Square

16 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Wagner Moura e profissionais do cinema pedem acompanhamento internacional das eleições brasileiras]
Fofoca

Wagner Moura e profissionais do cinema pedem acompanhamento internacional das eleições brasileiras

16 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Golden Globes / Reprodução

[Documentário sobre Marília Mendonça chega ao Prime Video em 16 de outubro]
Fofoca

Documentário sobre Marília Mendonça chega ao Prime Video em 16 de outubro

15 de Outubro de 2026

foto: instagram

[Renner anuncia fase solo e projeto para homenagear a trajetória com Rick]
Fofoca

Renner anuncia fase solo e projeto para homenagear a trajetória com Rick

15 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais