Fofoca

Laudo aponta esgoto doméstico não tratado no rio Sapato

01 de Fevereiro de 2013 - Piatã

O relatório de ensaios apontou a existência de 15 mil UFC por 100 ml de água – 15 vezes acima do aceitável para rios como o Joanes e o Ipitanga.

A prefeitura de Lauro de Freitas vai notificar a partir deste mês os moradores que descartam esgoto não tratado na rede pluvial ou diretamente nos rios da cidade. A intenção do biólogo Márcio Crusoé, secretário municipal de Meio Ambiente, é evitar que se repita a mortandade de peixes que, mais uma vez, aconteceu no dia 17 de janeiro no rio Sapato, que corre ao longo de toda a orla.

A prefeitura encomendou uma análise mais extensiva da água do rio que deve ficar pronta no final deste mês, mas a existência de esgoto doméstico não tratado no rio Sapato já foi confirmada por um laudo do laboratório do Senai-Cetind de Lauro de Freitas, encomendado no dia 18 de janeiro. A amostra de água foi colhida no trecho do rio próximo à rua Praia de Tambaú, em Vilas do Atlântico.

O relatório de ensaios apontou a existência de 15 mil UFC (Unidades Formadoras de Colônias) de coliformes termotolerantes (ou coliformes fecais) por 100 ml de água – 15 vezes acima do aceitável para rios como o Joanes e o Ipitanga, pelos parâmetros do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para o Programa Monitora, que avalia a qualidade da água nos rios.

A permanente proliferação de baronesas (Eichhornia crassipes) no leito do Sapato já indicava a presença de agentes poluentes, em especial esgoto doméstico. A baronesa, planta aquática também conhecida como aguapé e camalote, entre outros nomes, chega a ser utilizada como agente de despoluição.

A planta funciona como filtro mecânico, retendo partículas orgânicas e minerais da água. Ao mesmo tempo, cria um ambiente rico em fungos e bactérias, o que reduz a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), a própria taxa de coliformes fecais e a turbidez da água poluída. A DBO mede a quantidade de oxigênio necessário num corpo d’água para dissolver matéria orgânica biodegradável – por exemplo, esgoto doméstico. A própria DBO é um parâmetro de avaliação da qualidade da água, ajudando a quantificar a poluição orgânica.

De acordo com a lei federal número 9.605, lançar esgoto não tratado em cursos d’água constitui crime ambiental punido com até cinco anos de prisão. Só a mortandade de peixes, se provocada pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, é punida com detenção de um a três anos ou multa, ou ambas cumulativamente. Ao contrário do que muita gente pensa, a ausência de uma rede de esgotamento sanitário não autoriza o lançamento de esgoto in natura nos rios. A solução passa pela manutenção de fossas sanitárias ou a instalação de pequenas estações de tratamento de efluentes (ETE).

Com informações V.M.

Comentários

Outras Notícias

[Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital]
Bahia

Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital

24 de Abril de 2026

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

[Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança]
Esportes

Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação / F1

[Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais ]
Justiça

Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais

24 de Abril de 2026

Foto: Instagram

[Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos]
Bahia

Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria]
Bahia

Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria

23 de Abril de 2026

Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas

[Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes]
Saúde

Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes

23 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Jornal Nacional

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias