Lauro de Freitas: Prefeitura vai rever alvarás de construção desde 2009
15 de Fevereiro de 2013 - PiatãMais de 10 mil unidades habitacionais teriam sido licenciadas nesse período em Lauro de Freitas, mas não há ainda um levantamento oficial.

Todos os alvarás de construção concedidos nos últimos quatro anos a “empreendimentos de significativo impacto urbanístico” passarão por revisão da prefeitura de Lauro de Freitas. Estão incluídos todos os projetos residenciais com área superior a 600 metros quadrados e todos os comerciais, de serviços e industriais com área superior a 750 metros quadrados.
Mais de 10 mil unidades habitacionais teriam sido licenciadas nesse período em Lauro de Freitas, mas não há ainda um levantamento oficial, nem de quantos empreendimentos já teriam sido concluídos.
De acordo com o decreto nº 3.604/13, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana vai reanalisar os aspectos urbanísticos, técnicos e arquitetônicos de todos os projetos licenciados desde primeiro de janeiro de 2009. Quando houver licenciamento ambiental envolvido, a secretaria de Meio Ambiente também vai emitir novo parecer. Por fim, o processo passará pela Procuradoria-Geral do município.
A metragem a partir da qual os alvarás serão revistos está ligada à exigibilidade de contrapartida social no caso dos empreendimentos residenciais e à “aprovação de projeto de segurança” no caso dos demais.
Entre as justificativas que encabeçam o decreto do prefeito Márcio Paiva (PP), merece destaque a menção à Súmula nº 473 do Supremo Tribunal Federal, segundo o qual “a administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”.
O decreto menciona ainda a Lei Federal nº 10257/2001, o Estatuto das Cidades, que outorga ao poder público o controle do uso do solo para evitar “a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infraestrutura urbana, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infraestrutura correspondente, a poluição e a degradação ambiental”
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023