Fofoca

Bispo de Camaçari fala sobre renuncia papal

13 de Fevereiro de 2013 - Piatã

Bispo de Cam O papa Bento 16 surpreendeu o mundo nesta segunda-feira ao anunciar que renunciará como líder da Igreja Católica, afirmando que não tem mais a força física e mental necessária para realizar os deveres de seu ofício e tornando-se o primeiro pontífice em 700 anos a tomar tal decisão.

Para o Bispo Diocesano de Camaçari, Dom João Carlos a atitude do Papa é louvável. “As atividades da igreja exigem força e vigor, devemos entender como um gesto de humildade e carinho. Bento 16 nos mostrou que o mais importante não é o poder e sim o relacionamento com Cristo”, disse.

O Bispo explica como acontece a escolha do novo Papa. “Com a renúncia ou morte de um papa, os cardeais são convocados para o conclave – uma reunião. Durante esse período, eles participam de reuniões espirituais e rezam. O conclave é realizado na Capela Sistina. Quem olha da Praça De São Pedro, ela fica atrás da basílica”, conta.

“No momento da escolha, só quem vota fica lá dentro e trancado. Daí o nome conclave - com chave. Cada um escreve em uma cédula o nome de quem escolheu. Os cardeais não podem votar em si próprios e precisam mudar a letra para manter o sigilo do voto. A urna de bronze onde os votos são depositados fica diante de um altar. O futuro papa precisa receber dois terços dos votos. As cédulas são queimadas. Enquanto não há um consenso, uma substância faz a fumaça sair preta. Quando a escolha finalmente ocorre, o cardeal mais antigo pergunta ao cardeal mais votado se ele aceita o cargo. Ao responder ‘aceito’, o cardeal passa a ser o novo papa. E diz por qual nome passará a ser chamado. Só então, graças a uma substância, a fumaça que sai na chaminé é branca”, completa.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung