Sem serem atendidos, moradores do Rio dos Macacos desocupam prédio da AGU
07 de Março de 2013 - Piatã

Moradores da comunidade do Rio dos Macacos e representantes de diversos movimentos sociais, desocuparam ainda nesta quarta-feira (6) o prédio da Advocacia Geral da União (AGU). Cerca de 400 pessoas participaram da ocupação, que teve como um dos objetivos o pedido da suspensão do processo da Marinha que solicita a retirada dos quilombolas do local onde hoje vivem, até que os órgãos federais titulem o território quilombola.
Em nota enviada à imprensa na noite desta quarta-feira (9), o Quilombo Rio dos Macacos afirmou que desde o início tentaram estabelecer diálogo com os representantes da AGU, solicitando, ao chegar no prédio, uma reunião de negociação com o procurador-chefe da AGU. Também foram tomadas providências para que o INCRA, o MDA e representantes do Governo do Estado da Bahia participassem deste encontro.
Segundo a nota, os representantes da AGU não compareceram até às 16h e, apesar de estes afirmarem que receberiam as pessoas que participaram da ocupação por meio de uma Comissão, saíram do órgão sem atendê-las. Os manifestantes decidiram desocupar o prédio, porém, de acordo com a nota, vão manter uma agenda de mobilização e reuniões de negociação para os próximos dias, com o objetivo de dialogar com as autoridades para assegurar a permanência da comunidade em seu território e a suspensão do processo que visa despejar os quilombolas.
A área onde moram os quilombolas fica em Simões Filho é alvo de disputa entre a Marinha do Brasil e a comunidade. Os moradores alegam que já existem um Relatório de Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) elaborado pelo INCRA e um certificado da Fundação Cultural Palmares, que afirmam que o território da comunidade deve ser reconhecido e devidamente titulado.
Matéria original iBahia
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023