Fofoca

Ferry-boat: contrato com nova empresa será assinado hoje

13 de Março de 2013 - Piatã

Hoje é o último dia em que o sistema ferry-boat será operado pelo governo do estado. A TWB Intervenção, nome dado ao grupo de trabalho que assumiu a gestão nos terminais após o início do processo de caducidade da TWB Bahia, repassa os serviços para a empresa maranhense Internacional Marítima, que fecha hoje um contrato emergencial com o estado.

A intervenção começou no dia 20 de setembro de 2012. Hoje, o vice-governador e secretário de Infraestrutura Otto Alencar deve divulgar o conteúdo do parecer da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, que em parecer sugeriu a extinção do contrato de concessão da TWB Bahia. Amanhã, uma publicação no Diário Oficial deve formalizar o contrato emergencial.

Ontem o contrato foi avaliado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) do Ministério Público Estadual. “Pelo o que analisamos no contrato, não há nenhum vício que chame a atenção, nenhuma discordância.

Apenas estranhamos o fato de o final do contrato, após os 180 dias, não estar condicionado a abertura de uma licitação, mas acredito que isso não seja nada que comprometa”, afirmou a promotora Rita Tourinho. Ela informou que o contrato tem valor fixado em R$ 20 milhões que será custeado com a arrecadação das tarifas reguladas pela Agerba.

“A Seinfra definirá a modelagem da contratação de um novo concessionário para operação do sistema, mediante procedimento licitatório que será aberto para esse fim”, afirma, em nota, o governo do estado.

Há duas semanas, os comerciantes que trabalham nos terminais foram comunicados da mudança. “Não tem novidade. Não falaram como vamos ficar. Quando a TWB chegou queria tirar todo mundo e tentou impor reajuste abusivo.

Naquela época, entramos na Justiça e recuaram. Estamos tranquilos, já que essa nova empresa, a principio, só vai ficar por seis meses”, disse o presidente da Associação dos Comerciantes do Ferry, Jânio de Santana. Nenhum diretor da TWB foi localizado pelo CORREIO.

Comentários

Outras Notícias

[População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]
Bahia

População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção

12 de Janeiro de 2026

O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.

[O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]
Educação

O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!

12 de Janeiro de 2026

Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.

[Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]
Saúde

Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]
Saúde

Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde

[Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]
Fofoca

Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial

12 de Janeiro de 2026

Foto: Globo

[Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]
Bahia

Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução

12 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação