Vazamento de produto químico esvazia porto na Codeba
05 de Maio de 2012 - PiatãCerca de 50 pessoas trabalhavam no local no momento do acidente.

A Polícia Civil informou que um vazamento químico, por volta de 22h desta sexta-feira (4), provocou grande vapor na área da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), região portuária de Salvador, no bairro do Comércio. O acidente forçou o esvaziamento do complexo.
Segundo um funcionário do Porto de Salvador que prefere não se identificar e que estava trabalhando no momento do acidente, a sirene de toque de fuga foi acionada e funcionários tiveram que sair do complexo. Não há informação sobre vítimas.
De acordo com a Central de Polícia, a causa do acidente ainda não foi informada.
O vapor provocado pelo vazamento ainda não foi contido. De acordo com a assessoria de imprensa do terminal de contêiner, cerca de 50 pessoas estavam trabalhando no local no momento do acidente.
Os funcionários detectaram o vazamento, isolaram a carga e uma equipe de segurança fechou a área afetada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local para conter o vapor, com previsão de término do trabalho ao longo da madrugada.
A carga está em um pátio do terminal em uma área isolada e por medida de segurança o terminal está interditado.
Ácido tricloroisocianúrico
A assessoria de imprensa da Codeba informou que a carga estava disposta em um contêiner abandonado desde 2010. Após ser comprada em leilão realizado pela Receita Federal, a carga começou a ser retirada na quarta-feira (2). O contêiner onde o vazamento acontece não tinha sido manipulado, explicou a assessoria.
Dentro desse contêiner está guardada uma grande quantidade de ácido tricloroisocianúrico, utilizado para fabricação de produtos de limpeza. Em contato com o oxigênio, o vapor de coloração branca e odor de água sanitária pode ser confundido com fumaça. Se for inalado diretamente pode causar irritação e dificuldade respiratória. O produto não é inflamável, mas pode causar fogo em contato com combustíveis.
Danos Ambientais
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Codeba, por conta do vento o gás está sendo direcionado para o mar da Baía de Todos os Santos. Não há dano ambiental, informou a assessoria de imprensa.
Informações do G1/Bahia
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023