Ministro da Defesa adia remoção dos moradores do Morro do Macaco
03 de Novembro de 2011 - PiatãA ordem de despejo dada pelo juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara, que previa a remoção de 43 famílias da comunidade quilombola de Rio do Macaco, na Base Naval de Aratu, em Salvador, foi suspensa após uma reunião em Brasília nesta terça-feira (1º) que contou com representantes do Ministério da
De acordo com o deputado federal Luiz Alberto (PT), a decisão adia em quatro meses a ordem de retirada da comunidade – hoje com cerca de 300 moradores –, presente no local há mais de dois séculos. Até fevereiro do ano que vem, o Incra deve concluir os estudos com o objetivo de demarcar a área quilombola, cujo certificado foi emitido em setembro pela Fundação Palmares.
As famílias de agricultores que vivem na área relatam conflitos com militares da Marinha desde a década de 1960, quando foi criada a Base Naval de Aratu. O principal conflito deu-se a partir da construção da Vila Naval, onde moram os militares, construída em áreas antes ocupadas pelos quilombolas.
A força armada – que alega que os moradores “invadiram” a área somente da década de 1970, apesar de haver uma senhora que vive no local há 111anos, entre outros idosos – pretende construir um centro de treinamento para os fuzileiros navais e outras instalações para a unidade na área. A decisão da Justiça previa o despejo dos remanescentes de quilombos na próxima sexta (4).
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023