Fofoca

Sentido duplo volta à Luiz Tarquínio

13 de Junho de 2011 - Piatã

 A avenida Luiz Tarquínio Pontes, na entrada de Vilas do Atlântico, voltará a ter sentido duplo no trânsito, conforme estudo apresentado pela prefeita Moema Gramacho a comerciantes e moradores da avenida e entorno.

  A avenida Luiz Tarquínio Pontes, na entrada de Vilas do Atlântico, voltará a ter sentido duplo no trânsito, conforme estudo apresentado pela prefeita Moema Gramacho a comerciantes e moradores da avenida e entorno.

A proposta estabelece como condicionantes horário para carga e descarga e a proibição de estacionamento ao longo do meio fio.

As transversais continuam com sentido único, conforme projeto atual.

A decisão foi tomada em assembleia com maioria de comerciantes da Luiz Tarquínio - embora tenha sido feita convocação ampla em toda a região - na noite da última quinta-feira (09).

Ficou definido ainda que a alteração terá caráter experimental e um prazo de implantação de 45 a 60 dias.

De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), será necessária a realização de algumas obras e relocação de semáforos.

“Foi uma decisão democrática.

Convocamos a todos para opinar e votar; ouvimos comerciantes e moradores que decidiram por votação o retorno à mão dupla.

Se ficar comprovado que a queda nas vendas foi causada pela mão única, como argumentaram os lojistas, o sentido duplo será mantido”, enfatiza a prefeita.

Em minoria na assembleia, moradores de Vilas do Atlântico, Buraquinho, Miragem e condomínios próximos, aprovavam a mudança, que deu maior fluidez ao trânsito e reduziu a um terço o tempo do trajeto até o centro da cidade.

A alteração no trânsito da Luiz Tarquínio Pontes vinha sendo solicitada à administração municipal desde 2005 por moradores de Vilas do Atlântico e alguns comerciantes que se sentiam prejudicados pelos engarrafamentos constantes, com reflexo em toda a região.

A implantação da mão única, em dezembro de 2010, foi precedida de amplo estudo de fluxo de veículos, de alternativas e de impacto no entorno, por empresa especializada.

A prefeitura também realizou três audiências públicas amplamente divulgadas em carro de som, faixas e convites loja a loja, em que o sentido único foi aprovado.

“A mão única atendia a um pleito da população e só foi implementada após criteriosa avaliação técnica, porque buscávamos o melhor para a população e vamos continuar visando ao melhor”, destaca a prefeita.

Mesmo entendendo que a medida correta é o sentido único, a prefeita revela que optou por atender ao pleito da maioria, que preferiu continuar com os engarrafamentos do que prejudicar o comércio.

“Uma vez estabelecida a mão dupla, resta comprovar se o comércio se recupera e se a mudança tinha, de fato, tanta interferência”.

* Release

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão]
Esportes

Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Neoenergia

[Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval]
Bahia

Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Transalvador

[Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana]
Fofoca

Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana

14 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída]
Bahia

Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída

13 de Janeiro de 2026

A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.