ICMS: ministro fala sobre possíveis mudanças
16 de Junho de 2011 - PiatãApós reunião com a presidente Dilma Roussef e governadores do Norte e Nordeste, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a reformatação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá ser implementada “num futuro próximo”.
Após reunião com a presidente Dilma Roussef e governadores do Norte e Nordeste, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a reformatação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá ser implementada “num futuro próximo”.“Em pouco tempo poderemos ter um grande acordo para a reformatação do ICMS no Brasil”, disse Mantega.
Segundo ele, o objetivo é modernizar o tributo que mais causa problemas na produção e garantir que os estados tenham mais capacidade de investimentos para desenvolvimento regional.
Os governadores entregaram um documento conjunto com medidas a serem encaminhadas tanto no âmbito executivo como legislativo e defenderam compensações para a entrada em vigor de uma nova alíquota interestadual de ICMS.
Mantega disse que entre as medidas compensatórias defendidas pelos estados está a convalidação dos benefícios fiscais já concedidos pelos governos estaduais, a revisão da correção das dívidas estaduais junto ao governo federal, o uso de tributos federais para a implementação de políticas de desenvolvimento regional que estimulem a instalação de empresas no Norte e Nordeste e a mudança no modelo de tributação das operações de comércio eletrônico, que hoje se dá na origem e não no destino.
“É necessária uma medida que equilibrasse a tributação entre estados produtores e consumidores, para que haja compartilhamento.
Hoje o tributo é exclusivamente cobrado no estado que origina [a mercadoria]”, disse ele.
O ministro disse que o governo vê com “simpatia” essas medida, desde que foram aprovadas “no bojo da redução do ICMS”.
Guerra fiscal - Preocupado com a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar a “guerra fiscal” promovida pelos estados como inconstitucional, Mantega disse que o governo pretende reduzir a alíquota do ICMS.
“Esse modelo se esgotou.
Estamos propondo a modificação dessa estrutura tributária, reduzindo o tributo interestadual.
Fiz essa proposta a todos os governadores”, afirmou.
A chamada “guerra fiscal” é a prática de governos estaduais de conceder isenção ou alíquota menor do que a do ICMS a empresas específicas.
“Ao longo desses anos os governos deram benefícios fiscais específicos e, como estão sendo questionados judicialmente, há possibilidade de serem eliminados, o que deixaria os estados em situação difícil.
Os concedidos até agora estariam válidos e não ficariam sujeitos a ações”, disse o ministro.
*Com informações: Tribuna da Bahia
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador
14 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Neoenergia
Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Transalvador
Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana
14 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída
13 de Janeiro de 2026A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023