Salvador participa de encontro da Unesco sobre doença falciforme
20 de Junho de 2011 - PiatãSaúdeO Dia Mundial de Sensibilização para a Doença Falciforme será comemorado nesta terça-feira (21), no Palácio da Unesco em Paris, na França, com o objetivo de estabelecer cooperações e parcerias entre vários países.
Saúde O Dia Mundial de Sensibilização para a Doença Falciforme será comemorado nesta terça-feira (21), no Palácio da Unesco em Paris, na França, com o objetivo de estabelecer cooperações e parcerias entre vários países.Na oportunidade, a coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF) de Salvador, a assistente social Maria Cândida Queiroz, participará da mesa redonda para discutir a implantação desta política, que tem como principal foco o diagnóstico precoce, a assistência integral e o envolvimento dos usuários com a doença e seus familiares.
Também estará presente a coordenadora do Programa de Doença Falciforme de Recife, Miranete Arruda e Silma Melo, membro da Coordenação da Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, do Ministério da Saúde.
O evento é realizado pela Unesco, Fundação de Assistência ao Congo, Delegação Permanente do Congo para a Unesco e Organização Internacional de Luta contra a Doença Falciforme (SCDIO).
Anemia Falciforme - A anemia falciforme é uma doença sanguínea hereditária, mais comum na população negra.
Ela causa a destruição crônica das células vermelhas do sangue, intensas dores, susceptibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, até a morte precoce.
No Brasil é considerada a doença genética mais frequente, tendo uma grande incidência em Salvador por possuir grande parte de sua população negra.
Na cidade, a cada 650 crianças, uma nasce com a doença.
O teste do pezinho é um dos principais métodos para a detecção precoce da doença.
Há seis anos, a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, começou a implementar as ações da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, atendendo a uma antiga reivindicação do movimento negro.
Salvador possui hoje 12 centros de referência para tratamento da doença.
Locais para atendimento: 15º Centro de Saúde Eduardo Araújo (Vale das Pedrinhas) 14º Centro de Saúde Mário Andréa (Sete Portas) 6º Centro de Saúde Dr.
Rodrigo Argolo IV (Beiru/ Tancredo Neves) Centro de Saúde Nelson Piauí Dourado (Águas Claras) Centro de Saúde Carlos Gomes Unidade de Saúde Ministro Alkimim (Massaranduba) Unidade de Saúde Marechal Rondon Centro de Saúde Adroaldo Albergaria 7º Centro de Saúde Prof.
José Mariani 3º Centro de Saúde Prof.
Bezerra Lopes Centro de saúde 7 de Abril Centro de Saúde Cecy Andrade *Release
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador
14 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Neoenergia
Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Transalvador
Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana
14 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída
13 de Janeiro de 2026A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023