Fofoca

Botox ajuda a combater a enxaqueca

29 de Junho de 2011 - Piatã

O botox, mais conhecido por suas aplicações estéticas, já possui mais de 21 aplicações em procedimentos medicinais.

O botox, mais conhecido por suas aplicações estéticas, já possui mais de 21 aplicações em procedimentos medicinais.

No Brasil é a dermatologia, a neurologia e a urologia que saem ganhando.

De correção para estrabismo a tratamento contra incontinência urinária.

Agora, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, permitiu o uso da toxina para tratamento contra a enxaqueca.

  Se para alguns, a possibilidade não parece confiável, o cirurgião plástico Tomaz Nassif, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e chefe do Serviço de Microcirgurgia Reparadora do Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ, garante que o tratamento é absolutamente eficaz: “Temos casos em que a remissão é completa e outros em que há melhora de 50 a 60% na intensidade e na frequência das crises”.

  A enxaqueca é considerada um problema de saúde pública e atinge 16% das mulheres da população e 8% dos homens.

A enxaqueca crônica é aquele que aparece de 4 vezes a 15 vezes no mês.

As crises acabam mudando completamente a qualidade de vida do individuo.

Mas antes de usar o botox, muitos pacientes tentam outros tratamentos, incluindo mudanças dos hábitos alimentares e uma série de medicamentos.

O botox é usado apenas quando nenhum tratamento dá certo.

  Nassif faz uso do botox em seus pacientes.

E alega que o botox age no relaxamento dos músculos envolvidos em alguns ramos nervosos que, quando comprimidos, desencadeiam a enxaqueca.

Com o relaxamento destes ramos nervosos a dor causada pela compressão é interrompida.

As pesquisas indicam, também, que os benefícios do botox são percebidos logo na primeira aplicação: “O efeito da toxina botulínica (Botox é nome comercial) começam 48 horas após a aplicação”.

  Outro fato importante lembrado pelo cirurgião é que a aplicação do botox serve também como um teste para a indicação cirúrgica em pessoas que sofrem de cefaléia tensional, causada pela compressão dos músculos que envolvem alguns nervos da cabeça: “Quando há remissão dos sintomas após a aplicação da toxina botulínica, torna-se indicada a cirurgia, que consiste na retirada cirúrgica dos músculos ou na descompressão dos nervos entre os músculos.

” Nassif afirma ainda que, para garantir o efeito contínuo do tratamento, o botox deve ser aplicado de quatro em quatro meses: “A partir do quarto mês, o efeito começa a diminuir e acaba completamente por volta do sexto mês”.

Não dura para sempre, mas o botox pode ser um alívio para além das rugas.

*Fonte: Saúde  

Comentários

Outras Notícias

[Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital]
Bahia

Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital

24 de Abril de 2026

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

[Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança]
Esportes

Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação / F1

[Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais ]
Justiça

Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais

24 de Abril de 2026

Foto: Instagram

[Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos]
Bahia

Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria]
Bahia

Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria

23 de Abril de 2026

Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas

[Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes]
Saúde

Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes

23 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Jornal Nacional