Fofoca

Prefeita de São Francisco do Conde pede critérios justos na distribuição dos royalties do pré-sal

10 de Maio de 2011 - Piatã

Em Brasília, onde participa da XIV Marcha dos Prefeitos, a prefeita Rilza Valentim é uma das mais firmes defensoras de critérios mais justos para a distribuição dos royalties do Pré-Sal.

Em Brasília, onde participa da XIV Marcha dos Prefeitos, a prefeita Rilza Valentim é uma das mais firmes defensoras de critérios mais justos para a distribuição dos royalties do Pré-Sal.

O tema é um dos principais do encontro dos prefeitos na capital federal.

Rilza, que é prefeita de São Francisco do Conde, onde está localizada a Refinaria Landulfo Alves, está alinhada com as deliberações da Confederação Nacional dos Municípios - CNM e defende que o Congresso Nacional decida logo sobre o veto às modificações na lei que determina a distribuição dos royalties do Pré-Sal.

Para a prefeita, a decisão final sobre a distribuição dos royalties do petróleo deve levar em consideração os impactos causados pela exploração nas localidades em que ela já acontece.

Segundo Rilza Valentim, o esforço deve ser no sentido de garantir que a distribuição dos recursos beneficie todo o País, mas, principalmente, que seja justo para com os municípios onde já ocorre extração e refino, como São Francisco do Conde e outros municípios da região Metropolitana.

Rilza explica que o seu interesse primordial é lutar por São Francisco do Conde e região, no entanto almeja que os recursos do Pré-Sal destinados aos municípios - cerca de R$ 8 bilhões - beneficiem a todos as prefeituras, "porque isso é bom para o Brasil, é ótimo para a Bahia".

A Marcha dos Prefeitos foca também sobre a Emenda 29, que trata de estabelecer percentuais mínimos de aplicação de recursos na saúde, por parte de Uniao, estados e municípios.

Para Rilza Valentim, a regulamentação da Emenda 29 vai permitir maiores investimentos em saúde nos municípios que já estão sufocados com a aplicação de recursos próprios no setor.

"A saúde é a área que mais demanda dos gestores, é uma necessidade permanente de prestação de serviços e investimentos, e a parcela que os municípios são obrigados a arcar hoje já se constitui um sufoco para as prefeituras.

A emenda 29 amplia a responsabilidade de estados e da União e a saúde pode avançar ainda mais", pondera a prefeita de São Francisco do Conde.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão]
Esportes

Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Neoenergia

[Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval]
Bahia

Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Transalvador

[Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana]
Fofoca

Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana

14 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída]
Bahia

Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída

13 de Janeiro de 2026

A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.