Prefeita de São Francisco do Conde pede critérios justos na distribuição dos royalties do pré-sal
10 de Maio de 2011 - PiatãEm Brasília, onde participa da XIV Marcha dos Prefeitos, a prefeita Rilza Valentim é uma das mais firmes defensoras de critérios mais justos para a distribuição dos royalties do Pré-Sal.
Em Brasília, onde participa da XIV Marcha dos Prefeitos, a prefeita Rilza Valentim é uma das mais firmes defensoras de critérios mais justos para a distribuição dos royalties do Pré-Sal.O tema é um dos principais do encontro dos prefeitos na capital federal.
Rilza, que é prefeita de São Francisco do Conde, onde está localizada a Refinaria Landulfo Alves, está alinhada com as deliberações da Confederação Nacional dos Municípios - CNM e defende que o Congresso Nacional decida logo sobre o veto às modificações na lei que determina a distribuição dos royalties do Pré-Sal.
Para a prefeita, a decisão final sobre a distribuição dos royalties do petróleo deve levar em consideração os impactos causados pela exploração nas localidades em que ela já acontece.
Segundo Rilza Valentim, o esforço deve ser no sentido de garantir que a distribuição dos recursos beneficie todo o País, mas, principalmente, que seja justo para com os municípios onde já ocorre extração e refino, como São Francisco do Conde e outros municípios da região Metropolitana.
Rilza explica que o seu interesse primordial é lutar por São Francisco do Conde e região, no entanto almeja que os recursos do Pré-Sal destinados aos municípios - cerca de R$ 8 bilhões - beneficiem a todos as prefeituras, "porque isso é bom para o Brasil, é ótimo para a Bahia".
A Marcha dos Prefeitos foca também sobre a Emenda 29, que trata de estabelecer percentuais mínimos de aplicação de recursos na saúde, por parte de Uniao, estados e municípios.
Para Rilza Valentim, a regulamentação da Emenda 29 vai permitir maiores investimentos em saúde nos municípios que já estão sufocados com a aplicação de recursos próprios no setor.
"A saúde é a área que mais demanda dos gestores, é uma necessidade permanente de prestação de serviços e investimentos, e a parcela que os municípios são obrigados a arcar hoje já se constitui um sufoco para as prefeituras.
A emenda 29 amplia a responsabilidade de estados e da União e a saúde pode avançar ainda mais", pondera a prefeita de São Francisco do Conde.
Comentários
Outras Notícias
![Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço [Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238097/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço
15 de Setembro de 2025Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Arquivo
![Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos [Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238096/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos
15 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo [Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238095/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo
15 de Setembro de 2025Foto: Ariel Barreto / BN Hall
![Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios [Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238094/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios
15 de Setembro de 2025Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
![Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria [Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238093/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria
14 de Setembro de 2025Foto: Projeto REACH/Divulgação
![Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens [Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238092/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens
14 de Setembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023