Votação do Código Florestal é adiada novamente
12 de Maio de 2011 - PiatãApós mais de 15 horas de discussões, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), decidiu, no início da madrugada desta quinta-feira, adiar novamente a votação do projeto para o novo Código Florestal.
Após mais de 15 horas de discussões, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), decidiu, no início da madrugada desta quinta-feira, adiar novamente a votação do projeto para o novo Código Florestal.Os deputados voltam aos trabalhos nesta quinta-feira, às 14h, mas a votação só deve ser retomada na próxima terça-feira (17).
O novo adiamento do projeto ocorreu após um dia inteiro de negociações, bate-bocas entre parlamentares e uma pausa de cerca de três horas no início da noite para que a versão final do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) fosse apresentada aos líderes do governo e da oposição.
No entanto, no início da madrugada, os partidos decidiram obstruir a votação, que acabou sendo encerrada por falta de quórum.
O projeto pode voltar a pauta nesta quinta-feira.
Para que o projeto avançasse, os deputados deveriam votar um requerimento apresentado pelo PSOL, que pedia a retirada de pauta do projeto.
Teve início, então, uma votação nominal sobre o requerimento mas, como somente 190 deputados haviam registrado seus votos, a sessão teve de ser encerrada.
Acordo sem acordo Durante a tarde, Rebelo chegou a anunciar que havia chegado a um consenso com o governo.
O acordo definiu que seriam regulamentadas por meio de decreto federal as áreas de preservação permanente (APPs) situadas à beira de rios, e que elas teriam de atender a três critérios: ter utilidade pública, interesse social e baixo impacto ambiental.
O outro acordo feito entre governo e o relator definiu que as propriedades de até quatro módulos fiscais ficariam isentas de manter a reserva legal no novo Código Florestal.
O projeto foi apresentado ao plenário por volta das 22h.
Após a leitura, e mesmo depois de ter confirmado o acordo, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), voltou atrás e pediu novo adiamento da votação.
“Não reconheço condições de fazer essa votação agora, o governo não vai para a votação no escuro”, justificou.
Em seguida, o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), sustentou que o texto apresentado pelo relator não foi aquele acordado com os líderes.
“Recebemos um novo texto e encontramos modificações com as quais não concordamos.
O texto que construiu a unidade durante a tarde, esse não é mais aquele que foi entregue”, garantiu.
O parlamentar disse ainda que o PT só irá para a votação “quando tiver certeza de que o Brasil vencerá”.
Ele citou como exemplo de alteração significativa aquela que permite a redução da reserva legal para fins de regularização, em vez da recomposição da floresta, como, segundo ele, constava da primeira versão do texto negociado nesta quarta-feira.
Aldo rebateu os argumentos, classificou a fala de Teixeira de "infeliz", e disse que a versão apresentada era de conhecimento dos líderes.
* Fonte: iG
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador
14 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Neoenergia
Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Transalvador
Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana
14 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída
13 de Janeiro de 2026A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023