Camaçari: Câmara terá mais 6 vereadores a partir de 2013
14 de Abril de 2011 - PiatãA Câmara de Camaçari terá 19 representantes a partir de 2013, 6 a mais que a atual legislatura.
A Câmara de Camaçari terá 19 representantes a partir de 2013, 6 a mais que a atual legislatura.Proposta de emenda a Lei Orgânica foi protocolada nesta quarta-feira (13), por 6 vereadores, 2 a mais que o mínimo necessário para tramitação desse tipo de proposição.
Câmara tem até final de maio para votar mudança.
O 19 foi definido em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, na Cidade do Saber, entre a bancada governista, o prefeito e os partidos aliados.
A direção do PT, seguindo orientação do prefeito Luiz Caetano, defendeu 17 vagas, mas a maioria da base aliada e os vereadores insistiram nas 21 cadeiras.
A tensão e a pressão dos 2 lados aliados apontaram para o consenso de ampliação do Legislativo em 6 vereadores.
Para ganhar tempo, a proposta de alteração da Lei Orgânica do Município foi apresentada imediatamente pelo presidente da Casa, Zé de Elísio (PTdoB), com a assinatura dos vereadores Bispo Jair (PR), Carmem (PTB), Dílson Magalhães (PSC), Alfredo Andrade (PSB) e Oto da Farmácia (PSDB).
A emenda ganha o apoio dos 5 petistas, o que assegura uma aprovação com pelo menos 11 votos.
Os 2 representantes da bancada do DEM, também defensores dos 21, ainda não definiram posição com o novo quadro.
Antonio Elinaldo e Jorge Curvelo devem anunciar o voto do Democratas nos próximos dias.
José Marcelino, Paulinho do Som e João Araújo participaram do encontro e defenderam 17 cadeiras, 4 a mais que a atual legislatura.
O vereador Cleber Alves, partidário da ampliação em 8 novas vagas, recuou e declarou seu apoio a proposta de 17, para não contrariar a decisão partidária.
Já o colega Téo Ribeiro, também defensor das 21 vagas, não compareceu a reunião.
A proposta segue tramitação normal e deve ser aprovada até maio.
Precisa de 8 votos (2/3) para virar lei.
O prazo para mudança, de acordo com a lei da anterioridade, exige um “interstício” de 1 anos antes das convenções partidárias.
O calendário eleitoral define esse prazo entre os dias 10 e 30 de junho de 2012.
O processo legislativo também exige a mudança no Regimento Interno do Legislativo, além da realização de audiência pública com a população.
A Câmara de Camaçari tem um orçamento de R$ 26 milhões para este ano.
Esse montante, dividido em 12 parcelas mensais, o chamado “duodécimo”, representa 4% dos cerca de R$ 614 milhões do orçamento do município para 2011, que o poder Executivo é obrigado por lei a repassar para o Legislativo.
Fonte:CA
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador
14 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Neoenergia
Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval
14 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Transalvador
Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana
14 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída
13 de Janeiro de 2026A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023