Morre 9ª vítima de rebelião em presídio de Feira de Santana
25 de Maio de 2015 - Diogenes Matos
Um dos cinco detentos feridos durante rebelião no conjunto penal de Feira de Cidade, a 100 km de Salvador, morreu na tarde desta segunda-feira (25), no Hospital Geral Clériston Andrade. De acordo com informações do hospital, a vítima não tinha marcas de tiros, mas apresentava várias lesões pelo corpo. Os outros quatro feridos na rebelião foram atendidos e liberados da unidade de saúde.
O diretor da unidade de saúde, dr. João Carlos Pitangueira, informou que o paciente veio a óbito às 14h45 desta segunda. Os corpos dos oito detentos assassinados no conjunto penal de Feira de Santana foram retirados no início da tarde e levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Feira.
As mortes
Os assassinatos aconteceram durante rebelião iniciada na tarde deste domingo (24), no período de visitas de familiares dos presos, que foram feitos reféns. Eram 70 familiares, entre mulheres e crianças, a rebelião foi encerrada às 9h30 da manhã desta segunda, com a liberação das pessoas, que passaram a madrugada dentro do conjunto penal. Sete detentos foram mortos ainda no domingo, e a oitava vítima morreu durante a madrugada desta segunda. Foram 18 horas de rebelião. Uma perícia e vistorias foram realizadas pelas polícias nas dependências da unidade prisional, encontrando muitas facas.
Informações do presídio
Informações disponíveis no site da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), dão conta de que o presídio abriga 1.467 detentos, no entanto, só possui capacidade para 644. Com isso, 823 excedem a capacidade. Desse total, a grande maioria, 1.376, é de homens - 1.055 presos provisórios e 341 condenados. Das 91 mulheres, sendo que 49 provisórios e 42 condenados.
A unidade tem 13 pavilhões - 12 masculinos e um feminino. Dos próprios para homens, seis não estão em funcionamento. Três locais são improvisados para recebimento de presos em regime especial, como idosos e pessoas em regime semi-aberto.
Comentários
Outras Notícias
Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador
17 de Julho de 2026Fotos: Joá Souza/GovBA - Thuane Maria - GovBA/ - Thuane Maria/GovBA
Operação mira grupo criminoso que movimentou R$ 110 milhões entre Bahia e Pernambuco
17 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Polícia Civil
Blaze investiu R$ 330 milhões em publicidade e mantém Virginia como principal influenciadora
17 de Julho de 2026Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Bahia anuncia BASF como patrocinadora exclusiva das Mulheres de Aço
17 de Julho de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia e Letícia Martins / EC Bahia
Bahia inicia estudos para ampliar proteção de igrejas e patrimônios históricos
17 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Tripadvisor
Bahia inicia preparação para enfrentar a Chapecoense e pode ter reforços importantes
16 de Julho de 2026Foto: Catarina Brandão / EC Bahia
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023