Vereador de Lauro de Freitas acusa prefeito de tentar desmoralizar greve dos professores
26 de Maio de 2015 - Joaquim Castro
Durante entrevista ao programa Além da Notícia, da Rádio Sucesso FM 93,1, na tarde desta terça-feira (26), apresentado pelo radialista Roque Santos, o vereador Lula Maciel (PT), acusou a gestão do prefeito Márcio Paiva (PP) de tentar desmoralizar o movimento de greve dos professores. Segundo ele, a manifestação composta por alguns pais de alunos, realizada na última segunda-feira (25), na Estrada do Coco, teria sido uma manobra do governo para jogar os pais dos estudantes de Lauro de Freitas contra os professores. “Esse governo irresponsável do doutor Márcio tem feito isso: colocar a paralisação como culpa dos professores, o que é um absurdo e não corresponde com a realidade, pois as dificuldades na educação do município é algo antigo”, disse. “Claro que a greve acaba agravando um pouco mais a situação, mas a culpa não é dos professores e nem do sindicato. A culpa é do prefeito que não soube como gerir a educação e fez com que as coisas chegassem a este ponto”, completou.
Sobre a situação em que se encontra a educação em Lauro de Freitas, Lula explicou que o contrato de professores no município através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), iniciado em 2013, foi cancelado em dezembro de 2014, pelo prefeito Márcio Paiva. Entretanto, Lula afirmou que um novo processo seletivo foi feito em fevereiro de 2015, com o ano letivo já em curso, mas que até hoje nenhum professor aprovado teria sido contratado. O vereador explicou também que, desde o mês de fevereiro, os números da Secretaria de Educação de Lauro indicam que existe um déficit de 600 profissionais. “Se não tomarmos medidas mais firmes, corremos o risco de comprometer o ano letivo dos nossos estudantes, algo em torno de 28 mil alunos”, enfatizou.
Para tentar definir a situação da educação no município, os vereadores de Lauro de Freitas irão realizar nesta quarta-feira (27), às 9 horas, uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara. Em greve desde o último dia 18, os professores municipais de Lauro de Freitas irão tentar, em conjunto com os vereadores e representantes do governo, resolver o impasse.
Por Joaquim Castro

Segundo o vereador Lula Maciel (foto) a culpa da crise na educação em Lauro é do prefeito que não soube como gerir e fez com que as coisas chegassem a este ponto. Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
New York Times aborda receio de influência dos EUA na eleição brasileira
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/X/@MidiaNINJA
Alfonso Herrera manifesta apoio a Lula com foto da visita do RBD ao Brasil
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/Redes Sociais
Raphinha assina renovação e amplia vínculo com o Barcelona até 2030
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram @raphinha
Avanço do sarampo leva Nova York a decretar emergência sanitária
13 de Outubro de 2026Foto: Divulgação OMS
Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026
07 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço
07 de Outubro de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023