Fofoca

Obras do metrô linha 2 na Avenida Paralela têm início com autorização do Governo

11 de Junho de 2015 - Vania Santana

A autorização para o início das intervenções foi dada pelo governador Rui Costa na tarde desta quinta-feira (11). As obras terão início imediato.

O Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas chega a uma nova e importante etapa com as obras da linha 2 na Avenida Paralela. A autorização para o início das intervenções foi dada pelo governador Rui Costa na tarde desta quinta-feira (11), quando o sistema de transporte completa um ano de operação. O ato foi realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, que entregou o alvará municipal. As obras terão início imediato. "Até 2017, Salvador terá 41 quilômetros de metrô e, com as intervenções urbanas, como as da região do Hospital Sarah e da Paralela, das avenidas 29 de março e Gal Costa, o VLT do Subúrbio e o BRT, não tenho dúvida de que teremos a maior e melhor mobilidade urbana entre todas as capitais brasileiras", disse Rui Costa.
Metrô linha 2

A autorização para o início das intervenções foi dada pelo governador Rui Costa

Pelo canteiro central da Avenida Paralela vai passar o maior trecho da Linha 2 do sistema metroviário, ligando o Acesso Norte, em Salvador, ao município de Lauro de Freitas. A previsão é que cerca de três mil novos empregos sejam gerados com a ampliação das intervenções. As obras na avenida também incluem a construção de dez novas passarelas, além de reforma e adequação de outras passarelas já existentes. Com 20,7 quilômetros de extensão, a linha 2 do metrô terá doze estações - Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto. Estão previstas ainda a construção de quatro terminais de integração (Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu e Aeroporto) e a reforma de outros dois (Rodoviária Norte e Mussurunga). A estação Acesso Norte, que servirá de ligação entre as duas linhas do sistema, está passando por reformas para realocação do terminal de integração de ônibus, que terá 19 baias de ônibus em uma área de 15 mil metros quadrados. Com mais de 6 milhões de embarques no primeiro ano de funcionamento, a linha 1 do sistema opera atualmente com 9,7 quilômetros de extensão entre os terminais da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá. Quatro mil operários já trabalham nas obras de ampliação da linha 1 até Pirajá - próxima estação a ser inaugurada - e na construção da linha 2.

Comentários

Outras Notícias

[Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto]
Economia

Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto

16 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio]
Educação

MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio

16 de Agosto de 2025

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

[Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China]
Política

Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China

15 de Agosto de 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

[Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são soltos em São Paulo]
Justiça

Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são soltos em São Paulo

15 de Agosto de 2025

Foto: Ultrafarma/Divulgação

[Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras]
Saúde

Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras

14 de Agosto de 2025

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

[Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia]
Bahia

Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia

14 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/ANTT