Encontrados destroços de barco desaparecido em Nova Viçosa
30 de Junho de 2015 - Diogenes Matos
Foram encontrados pela Marinha nesta segunda-feira (29), os destroços do barco que desapareceu com seis pescadores em Nova Viçosa, no último dia 24. Familiares dos desaparecidos na embarcação de pesca informaram a Marinha que os tripulantes teriam saído para testar o motor do barco e não retornaram.
O Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN) informou que encontraram partes da “Japira I”, embarcação desaparecida, no litoral Sul da Bahia. No entanto, os pescadores identificados como Elielson Grifo, Marciel da Silva e Marlon dos Santos não foram localizados.
No domingo (28), a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) foi comunicada do desaparecimento da “Japira I”. De acordo com as informações iniciais, a embarcação fez seu último contato no dia 25 de junho, e navegava a cerca de 21 milhas da costa, na altura do município de Nova Viçosa.
Assim que informado do desaparecimento, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste, operado pelo Comando do 2°DN em Salvador, deu início a uma operação de busca e salvamento, deslocando para a área do desaparecimento a Corveta “Caboclo”, que se encontrava em comissão em Vitória-ES, e uma equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro. Para ampliar o alcance das buscas, também foi acionado o Rádiofarol de Abrolhos para manter contato com os navios mercantes em trânsito na região, em busca de informações sobre a embarcação desaparecida.
Ao longo do dia de ontem, os destroços da “Japira I” foram encontrados em dois pontos distintos do litoral: os primeiros, nas proximidades da cidade de Caravelas, por volta das 09h30, e os últimos, a aproximadamente 25 milhas náuticas ao norte, na altura da localidade de Cumuruxatiba, no final da tarde.
Os destroços foram reconhecidos pelo presidente da Colônia de Pesca de Nova Viçosa, porém nenhum dos desaparecidos foi localizado. Em razão da queda da luminosidade, as buscas no local foram suspensas no final do dia, e serão retomadas na manhã desta terça-feira (30).
A Marinha informa que será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.
Comentários
Outras Notícias
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023