Justiça

Temer pode ser solto novamente por dois votos favoráveis

14 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
[Temer pode ser solto novamente por dois votos favoráveis]

STF pode soltar Temer da Prisão por dois votos

Por dois votos favoráveis na Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), feitos na tarde desta terça-feira (14/5), o ex-presidente Michel Temer (MDB), deve ser liberado da prisão preventiva que começou no último dia 9, em São Paulo.
Quatro ministros participam do julgamento, e mesmo em caso de empate, o resultado favorece a soltura de Temer, pelo princípio do Direito Penal “in dubio pro reu” (na dúvida, a favor do réu). O voto da ministra Laurita Vaz aconteceu logo em seguida do voto do ministro Antônio Saldanha Palheiros, que também optou pela soltura do ex-presidente. A ministra concordou que o decreto de prisão original foi incapaz de apontar algum ato de delito recente que justificasse a prisão preventiva.
Assim como o relator do processo, Laurita determinou que mesmo solto, o ex-presidente não pode mudar de endereço, deve entregar o passaporte e também não pode se comunicar com o amigo também preso pelo mesmo processo, coronel João Baptista Lima, amigo de Temer que também está preso.
Durante a votação, a ministra declarou que costuma ser rigorosa no julgamento de casos de corrupção que lesam os cofres públicos, mas afirmou que “essa luta não pode virar caça às bruxas com ancinhos e tachas na mão, buscando culpados sem preocupação com princípios e garantias individuais que foram construídas ao longo de séculos”.
Ainda irão votar os ministros Rogério Schietti e Nefi Cordeiro. O ministro Sebastião Reis Júnior se declarou impedido por já ter prestado serviços à Usina de Angra 3, alvo das investigações que resultaram na prisão de Temer.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados