Justiça

Homem invade bar LGBTQ, tenta matar proprietária e agride clientes na Carlos Gomes em Salvador

01 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Homem invade bar LGBTQ, tenta matar proprietária e agride clientes na Carlos Gomes em Salvador]

Ele quebrou garrafas e queria furar a gente. Dizia que só sairia com a chegada do deputado Isidório”, conta uma artista que também foi vítima

Um homem invadiu o Espaço Cultural Caras & Bocas, voltado para o público LGBTQIA+ na Rua Carlos Gomes, em Salvador, madrugada deste domingo (01). Edson Oliveira Lima Macedo, destruiu o bar e agrediu as pessoas que estavam no local. As informações são do Jornal Correio. 

As vítimas do ataque informaram que Edson já é conhecido por brigar em ambientes LGBTQIA+ e que desta vez, a confusão teria começado na altura da Calçada, dentro de um ônibus que seguia para a Barra e que foi rendido pelo homem.

“Ele entrou sereno e segurava um saco quando, do nada, começou a gritar, dizendo que ia matar os gays e olhou pra mim e disse:’você é viado e vai morrer’. Do nada, tirou um paralelepípedo do saco e jogou contra uma das janelas do ônibus que quebrou. Os estilhaços atingiram o meu rosto”, contou o Dj Hebert Almeida, que estava no veículo. 

Hebert também conta que o motorista chegou a perder o controle do ônibus após a pedrada: “Por pouco não aconteceu uma tragédia. Com o barulho, o motorista perdeu o controle e o ônibus raspou parte da lateral numa parede, ocasião que rapidamente ele conseguiu estabilizar o veículo”, disse o rapaz. 

Edson também teria obrigado o motorista a parar o veículo na frente ao Espaço Cultural Caras & Bocas, na Rua Carlos Gomes, onde ele desceu e em seguida, entrou no espaço, destruindo mesas, cadeiras e estruturas. 

A drag queen Valerie O’rarah, que se apresentava no momento do ataque, foi agredida pelo homem e contou detalhes do acontecimento: “Ele quebrou garrafas e queria furar a gente. Dizia que só sairia com a chegada do deputado Isidório”, contou O’rarah.

O deputado federal Pastor Sargento Isidório, mencionado por Edson, é conhecido por suas declarações polêmicas contra a comunidade LGBT, além de ter se envolvido em um processo judicial com a cantora Daniela Mercury, após chamá-la de “endemoniada” por ser lésbica. No processo, a justiça ofereceu ao deputado um acordo em que ele deveria pedir desculpas a cantora. Um vídeo com o pedido de desculpas foi gravado por Isidório e publicado em suas redes sociais em agosto deste ano.

Uma das proprietárias do local, Alexsandra Leitte, foi feita refém pelo agressor: “Ele pegou minha esposa pelo cabelo e começou a dizer que ia matar ela. Ele arrastou ela pelos cabelos pela escada abaixo e jogou ela na frente do ônibus. A sorte foi que o ônibus parou. Conseguimos parar uma viatura e ele tentou entrar no Âncora do Marujo”, relatou a  empresária Rosy Silva, também proprietária do bar.

Alexsandra foi mordida pelo agressor e apresenta diversos  hematoma pelo corpo. 

A denúncia foi feita na Central de Flagrantes, região do Iguatemi, por parte das vítimas que relatam que o agressor foi ouvido e, em seguida, liberado.

“Ele jogou pedras em um carro de uma mulher LGBT que é motorista de carro por aplicativo. É muito triste isso especialmente porque temos a informação de que ele é um homem gay. Ele ficava gritando dizendo que iria matar todos os ‘viados e sapatões’”, destacou Rosy.

O casal de empresárias também comentou os estragos e prejuízos deixados por Edson: “A casa está fechada. Ele quebrou tudo. Ainda não pude calcular a dimensão do estrago. Para se ter uma ideia, tive pessoas contratas e fornecedores que não pude pagar. Já tivemos outros ataques ao centro cultural, mas não como esse”, declarou Rosy. 

O estabelecimento já havia sofrido ataque ataques homofóbicos anteriormente, durante a inauguração do atual espaço, em janeiro de 2018.

As vítimas das agressões estão bastante abaladas com a situação, e na espera do agressor para tomarem as devidas providências legais.
O perfil do agressor já circula nos grupos sociais, mostrando um pouco do temperamento dele, que já chegou a ser candidato a vereador em sua cidade e se diz defensor da causa LGBT.

De acordo com clientes do Bar que reconheceram o agressor, ele é gay, frequenta saunas de Salvador, agride os clientes e cria confusão para ser expulso e não pagar a conta.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados