PF faz operação que mira pesca ilegal na Baía de Todos-os-Santos
11 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (11) quatro mandados de busca em uma operação de combate a crimes de pesca ilegal na Baía de Todos-os-Santos.
A ação, denominada Kirimure, conta com apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Bahia.
Segundo a PG, as diligências visam obter elementos complementares de prova sobre a prática da pesca habitual com uso de explosivos próximo à localidade conhecida como Loteamento Porto Santo, na ilha de Itaparica.
Os mandados de busca foram expedidos pela Justiça Federal de Salvador e estão sendo cumpridos por cerca de 20 policiais federais e 14 policiais militares.
A investigação foi iniciada a partir de um vídeo difundido no fim de 2019 que mostra ao menos cinco pessoas praticando a pesca com explosivos na região, incluindo a captação do momento do arremesso e da explosão, que atingiu diretamente um cardume.
De acordo com a PF, a filmagem circulou em redes sociais e aplicativos de comunicação, o que permitiu a identificação de alguns dos responsáveis pela prática ilegal.
A pesca com explosivos é crime previsto no art. 35, I, da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de 1 a 5 anos, e também no art. 16, parágrafo único, III, da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa.
Embora proibida, tal prática ainda é bastante utilizada na Baía de Todos-os-Santos, o que prejudica o meio ambiente marinho e causa impacto diretamente nas populações de peixes e de toda a vida marinha.
Os acidentes com explosivos também são rotineiros, resultando em mutilações, queimaduras e outros danos aos próprios pescadores, ou mesmo a terceiros, como mergulhadores praticantes de pesca submarina ou mergulho autônomo e banhistas.
Comentários
Outras Notícias
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023