Justiça

Sindilimp- Ba disponibiliza passo à passo para denunciar o não cumprimento da assistência médica fornecida pelas empresas

05 de Maio de 2021 - Redação Pernambués agora
[Sindilimp- Ba disponibiliza passo à passo para denunciar o não cumprimento da assistência médica fornecida pelas empresas]

A reclamação visa fiscalizar e zelar pela qualidade da prestação de serviços dos quais os planos são obrigados a disponibilizarem aos seus segurados

SINDILIMP/BA, diante das constantes denúncias da ausência de atendimento dos planos de assistência médica fornecidos por diversas empresas, previsto em Convenção Coletiva do Trabalho, o Sindilimp divulga o passo a passo para denunciar perante a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o descumprimento das empresas. 

O sindicato informa, que o trabalhador pode fazer a reclamação através da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que disponibiliza um serviço telefônico gratuito, através do qual o trabalhador pode rapidamente tirar dúvidas e buscar informações, contra a má-prestação de serviços de qualquer plano de saúde. 

O Disque ANS 0 800 701 9656 funciona de 2.ª a 6.ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais. Pelo telefone também é possível registrar reclamações contra a operadora de plano de saúde, ou seja, não é necessário fazer o registro presencialmente. 

Todas as demandas cadastradas resultam em uma notificação eletrônica à operadora, que terá até dez dias úteis para adotar as medidas necessárias à solução do problema. 

O Departamento Jurídico do sindicato informa que está à disposição para eventuais esclarecimentos. O trabalhador também pode entrar em contato com o departamento jurídico do Sindicato para mais informações, através do número 3032–8552. 

A ANS também disponibiliza uma central para atendimento especializado a deficientes auditivos. Por meio do número 0800 021 2105, o consumidor pode fazer chamadas gratuitas e terá atendimento especializado, com o uso de um aparelho eletrônico específico — TTY, que permite que as respostas transmitidas sejam visualizadas através de texto no próprio visor do telefone. Com o registro da reclamação, a ANS emite uma NIP (Notificação de Intermediação Preliminar), que nada mais é que um instrumento de mediação que visa à solução consensual de conflitos entre operadoras e beneficiários de planos de saúde. A partir da reclamação cadastrada pelo trabalhador através dos canais de atendimento da ANS, a operadora é notificada, por meio eletrônico, e tem até dez dias úteis para adotar as medidas necessárias à solução do problema. Para abertura da reclamação, o trabalhador deverá estar de posse dos documentos de identificação pessoal (RG, CPF) e a carteira do plano de saúde. 
 

Comentários

Outras Notícias

[Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico]
Brasil

Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico

17 de Julho de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal]
Fofoca

Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal

17 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula]
Política

Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula

17 de Julho de 2025

Foto: Governo do Espírito Santo

[Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI]
Economia

Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI

17 de Julho de 2025

Foto Ilustrativa: Divulgação / SEI

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

[Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha]
Bahia

Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha

15 de Julho de 2025

Fotos: Divulgação | Reprodução / Instagram