APLB vai ingressar no MP após verificar casos de contaminações por covid-19 em escolas da rede estadual em Salvador
19 de Agosto de 2021 - Da Redação
O APLB tem recebido diversas denúncias de suspeitas e casos confirmados de contaminação pelo Covid-19, não só em trabalhadores da Educação, como em estudantes na rede estadual de ensino
Pais e responsáveis fizeram uma manifestação, nesta quinta-feira (19), no Colégio da Polícia Militar da Ribeira, devido o contágio de Covid-19 em estudantes da referida unidade de ensino.
Segundo informações de assessoria, os responsáveis pelos estudantes temem pela segurança das famílias e na manifestação pediram pela retomada das aulas remotas. Na capital e interior cresce o número de denúncias, algumas escolas são fechadas temporariamente, outras ficam no aguardo do resultado positivo.
Para o coordenador-geral da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB), Rui Oliveira, essa é uma situação insustentável e perigosa. “Nós avisamos que isso poderia acontecer. O governo tomou uma decisão sem o diálogo com a comunidade escolar. Iremos ingressar junto ao Ministério Público denunciando os casos de contaminação nas escolas e a insatisfação dos pais de alunos”, disse o coordenador.
Segundo Rui Oliveira, a manutenção do ensino remoto é a forma mais segura. “Enviamos ofícios na última sexta-feira (13) para os secretários da Educação e Serin, com o posicionamento da categoria, que defende o retorno presencial das aulas somente após a imunização completa, mas ainda não obtivemos resposta”, avaliou Rui. O coordenador ainda complementa que “ano letivo se recupera, vidas não. E todas as vidas importam”.
Apesar da baixa adesão dos trabalhadores em Educação às aulas presenciais no formato híbrido, é preocupante o aumento de casos positivos de contaminação pelo covi-19, tanto na capital como no interior do estado. Escolas da capital tiveram as atividades suspensas, como é o caso da Comunidade Escolar Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Colégio Estadual de Nova Esperança, no Cia Aeroporto, Estrada da Pedreira, e o Colégio Estadual Cidade de Curitiba, no Engelho Velho de Brotas.
A APLB aguarda até amanhã, sexta-feira (20), um retorno do governo do Estado e o agendamento de uma nova reunião. “Seguimos firmes na luta em defesa da vida e por uma Educação sem luto”, completou Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023