Justiça

Bahia promete punir policiais que participarem dos atos bolsonaristas do 7 de setembro

04 de Setembro de 2021 - Muita Informação
[Bahia promete punir policiais que participarem dos atos bolsonaristas do 7 de setembro]

Policiais militares que participarem dos atos bolsonaristas previstos para o 7 de Setembro podem ser punidos pelo Governo da Bahia

De acordo com reportagem publicada neste sábado (4) pelo jornal O Globo, outros sete governadores afirmaram que os oficiais e praças que se manifestarem no feriado de Independência devem ser punidos.

Dez outros gestores não deixam claro como vão agir, dois dizem que os regimentos internos permitem a manifestação de policiais desde que sem farda e sete não se pronunciaram, segundo a reportagem.

No 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) farão manifestações contra as instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A preocupação dos governadores sobre a PM participar das manifestações veio a público na semana passada, após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), exonerar um dos comandantes da corporação, o coronel Aleksander Lacerda. Nas redes sociais, o oficial atacou o STF e convocou policiais para os atos da terça-feira (7).

A mobilização de PMs pela internet também ajudou a deixar os governadores atentos à questão. Contudo, após reunião em Brasília, no último dia 23, chefe dos Executivos estaduais afirmaram que farão o possível para que as corporações atuem "nos limites da Constituição".

Em São Paulo, o governo informou que os "policiais militares da ativa, conforme a legislação, são proibidos de participar de eventos de caráter político-partidário". 

No Rio de Janeiro, o governo disse ser defensor da liberdade de expressão e respeitar qualquer ato de manifestação pacífica. Acrescenou que a ação da Polícia Militar em atos públicos é regulada pelo Regimento Interno.
Outros estados que pretendem punir PMs que participarem dos atos são Paraíba, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Amazonas e Roraima.

Em Goiás, o Ministério Público expediu recomendação para a Secretaria de Segurança Pública e para a própria PM indicando que policiais militares da ativa não participem de atos políticos no 7 de setembro. Mas o governo não se manifestou ainda sobre como deve se portar.
 

Foto: Camila Souza/GOVBA

Comentários

Outras Notícias

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

[Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha]
Bahia

Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha

15 de Julho de 2025

Fotos: Divulgação | Reprodução / Instagram

[Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador]
Bahia

Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador

15 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Instagram

[SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado]
Justiça

SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado

15 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude]
Justiça

Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude

14 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país]
Política

Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país

14 de Julho de 2025

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil