Justiça

Wal do Açaí reforça atuação como funcionária fantasma de Bolsonaro contradizendo presidente

24 de Março de 2022 - Folha de S. Paulo
[Wal do Açaí reforça atuação como funcionária fantasma de Bolsonaro contradizendo presidente]

O presidente Jair Bolsonaro (PL) praticou conduta "imoral e manifestadamente ilícita" por 15 anos

É o que apontam os procuradores que assinam a ação de improbidade administrativa movida contra ele.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, esse foi período em que Bolsonaro manteve Walderice Santos da Conceição, conhecida como Wal do Açaí, formalmente como secretária do gabinete parlamentar.

A conclusão do Ministério Público Federal (MPF) é a de que Wal era funcionária fantasma quando Jair Bolsonaro ainda era deputado federal pelo Rio de Janeiro.

"Tal conduta, absolutamente imoral e manifestamente ilícita, foi reiteradamente praticada por mais de 15 anos, somente tendo cessado em razão da repercussão negativa, após divulgação pela imprensa, durante a última campanha eleitoral", escreve o Ministério Público.

No depoimento dado durante as investigações, Walderice não apresenta quase nenhum indicativo de que de fato tenha exercido alguma atividade legislativa para Bolsonaro, confirmando jamais ter ido a Brasília, por exemplo.

Ela mora na pequena Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis/RJ, na mesma rua em que o presidente tem uma casa de veraneio. Wal também deu declarações que contradizem manifestações públicas do chefe do Executivo em relação ao caso.

Entre outras, Wal diz que sempre falava com Bolsonaro e praticamente só com ele. Já o hoje presidente disse que o contato dela se dava com outros assessores do gabinete dele na Câmara, não com ele.

Além disso, o então parlamentar dizia que a função da assessora era levar a ele demandas de moradores da localidade.

Porém, segundo moradores da região, Wal prestava serviços particulares na casa de Bolsonaro. Ainda de acordo com eles, o marido dela, Edenilson, era caseiro do presidente.


Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados