Justiça

"Não aceitaremos milícias digitais e fake news sobre eleições", diz Alexandre de Moraes

30 de Abril de 2022 - O Globo
[

O ministro do STF e vice-presidente do TSE afirmou nesta sexta-feira (29) que a Corte utilizará a "força da Constituição e da lei" para punir políticos que disseminarem notícias falsas por meio de "milícias digitais" nas eleições deste ano

O ministro do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (29) que a Corte utilizará a "força da Constituição e da lei" para punir, inclusive com cassação, políticos que disseminarem notícias falsas por meio de "milícias digitais" nas eleições deste ano.

"Não iremos aceitar milícias digitais, fake news e notícias fraudulentas sobre supostas fraudes nas eleições. (...) E aqueles que pretenderem, de qualquer forma, colocar em dúvida o pleito eleitoral, atacar a democracia, serão combatidos com a força da Constituição e a força da lei, e com a independência e a autonomia do Judiciário", disse o ministro ao participar, por videoconferência, de um seminário promovido pelo TRE do Rio de Janeiro sobre os desafios do Judiciário nas eleições deste ano. 

Ao mencionar a possibilidade de cassação de candidatos que infringirem regras, Moraes usou como exemplo a decisão do TSE, de outubro do ano passado, de suspender o diploma de um deputado estadual do Paraná que questionou a lisura das urnas eletrônicas por meio de vídeos nas redes sociais, em 2018. Fernando Francischini (PSL) teve 428 mil votos, líder da preferência do eleitorado no estado, e perdeu o cargo em outubro do ano passado.
 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

[Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão]
Justiça

Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão

20 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / YouTube / Conselho Comunidade de Taubaté

[STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ]
Brasil

STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ

20 de Janeiro de 2026

Foto: Rosinei Coutinho / STF

[Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia]
Bahia

Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia

20 de Janeiro de 2026

Foto: @ihr.pics / Divulgação

[Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval]
Bahia

Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]
Esportes

Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia