Justiça

Inema e Coppa apreendem bombas explosivas utilizadas para pesca ilegal em Itaparica

13 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Inema e Coppa apreendem bombas explosivas utilizadas para pesca ilegal em Itaparica]

O Inema alerta que a pesca com uso de explosivos é uma prática ilegal

FOTO: Divulgação/Inema

Uma operação planejada de combate à pesca predatória e cumprimento aos defesos das espécies marinhas realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), apreendeu, nesta quinta-feira (13), seis bombas explosivas utilizadas para pesca ilegal na região de Itaparica, na localidade de Mocambo.

Além das bombas, também foram apreendidas duas embarcações utilizadas no delito. Os infratores empreenderam fuga do local, não sendo possível a prisão dos mesmos. A Coppa ficou responsável por dar a devida destinação aos explosivos apreendidos, considerando a segurança de todos os envolvidos.

O Inema alerta que a pesca com uso de explosivos é uma prática ilegal que tem diversos impactos negativos, como a morte de representantes da fauna e flora do ecossistema marinho, comprometimento da cadeia alimentar das espécies e geração de perturbação em escala macro e micro nestes habitats.

Além disso, o uso de explosivos pode causar acidentes que podem colocar em risco a vida de quem manipula os artefatos explosivos, bem como de pescadores, banhistas e mergulhadores que estão no raio de ação da detonação.

As punições para o uso de pesca com bomba no estado são severas. Quando é dado o flagrante, principalmente quando há a apreensão do artefato explosivo, o infrator é preso e devidamente enquadrado, o que pode acarretar pena de reclusão de 01 a 05 anos, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais N° 9.605 de 12/02/1998.

Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, através do número: 08000 71 1400.

Comentários

Outras Notícias

[Armandinho detalha estado de saúde de Aroldo Macedo e tratamento no exterior]
Fofoca

Armandinho detalha estado de saúde de Aroldo Macedo e tratamento no exterior

13 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Bahia abre 43 vagas no segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas]
Saúde

Bahia abre 43 vagas no segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas

13 de Fevereiro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Discord anuncia reforço nas regras de proteção para adolescentes ]
Mundo

Discord anuncia reforço nas regras de proteção para adolescentes

13 de Fevereiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[SindilimpBA garante bonificação de 5% para garis e margaridas manterem limpeza urbana durante Carnaval]
Bahia

SindilimpBA garante bonificação de 5% para garis e margaridas manterem limpeza urbana durante Carnaval

12 de Fevereiro de 2026

A bonificação chegou a estar ameaçada, mas foi mantida após debates do sindicato com as empresas.

[SEC abre seleção para 13 mil oficineiros do Programa Educa Mais Bahia]
Educação

SEC abre seleção para 13 mil oficineiros do Programa Educa Mais Bahia

12 de Fevereiro de 2026

Foto: André Fofano / Divulgação

[Porto promove peneira para reforçar elenco no Baianão Sub-20]
Esportes

Porto promove peneira para reforçar elenco no Baianão Sub-20

12 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação