Justiça

Caso Bernadete Pacífico: governador fala sobre buscas por 2º executor e diz que pedidos de proteção a quilombolas aumentaram na BA após crime

11 de Setembro de 2023 - G1 Bahia
[Caso Bernadete Pacífico: governador fala sobre buscas por 2º executor e diz que pedidos de proteção a quilombolas aumentaram na BA após crime]

Jerônimo Rodrigues ainda contou que busca ajudar Polícia Federal a elucidar morte do filho da líder quilombola.— Foto: João Souza/g1

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse, na manhã desta segunda-feira (11), que a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA) segue em busca do segundo executor de Mãe Bernadete e da motivação do crime. Apesar de não detalhar em números, ele ainda afirmou que pedidos de proteção a quilombolas aumentou na Bahia, após a morte da liderança no final de agosto.
“Nós estamos no encalço daquele outro. Segundo informações foram dois (executores) e a determinação minha ao secretário de Segurança Pública e à delegada-geral é que a gente vai atrás. Não descansaremos enquanto não entregarmos à sociedade brasileira e baiana este outro criminoso”, disse o governador.
De acordo com Jerônimo Rodrigues, o governo da Bahia também tem discutido com a ministra Rosa Weber e os ministros Flávio Dino e Rui Costa formas da polícia baiana ajudar a Polícia Federal nas investigações do assassinato do filho de Mãe Bernadete, Binho, em 2017. O crime ainda não foi elucidado.

“A investigação vai apertar o suficiente para descobrir qual a motivação, se tem, e quem são os mandantes”, afirmou nesta segunda.
"Eu estou colocando a inteligência nossa, e as investigações nossas para ajudar a resolver o problema da investigação da morte do jovem Binho. Como está com a responsabilidade federal, nós queremos ajudar”, completou.

O governador da Bahia informou que depois da morte da mãe Bernadete, a gestão estadual passou a receber mais pedidos de proteção para outras comunidades quilombolas na Bahia.

O gestor estadual falou sobre outros casos de violência no estado, como a chacina de Mata de São João, que terminou com 10 mortos. Jerônimo disse ter cobrado celeridade nas investigações, mas lamentou não ter conseguido evitar o crime.

“Foi dentro de casa. Não tem como a gente colocar policial de casa em casa”, disse.

Comentários

Outras Notícias

[Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']
Brasil

Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'

10 de Julho de 2025

Foto: reprodução/internet

[ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]
Saúde

ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura

10 de Julho de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

[Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]
Saúde

Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação

10 de Julho de 2025

Foto: Tomaz Silva / EBC

[Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]
Fofoca

Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação

10 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini