Governo lança nesta terça aplicativo para bloquear celular roubado
19 de Dezembro de 2023 - Redação Pernambués agora
Governo lança nesta terça aplicativo para bloquear celular roubado
O governo lança nesta terça-feira (19) o aplicativo "Celular Seguro". O sistema ficará disponível para uso nas plataformas Google Play e App Store. Mas, por enquanto, ainda não está em operação.
Para utilizar o "Celular Seguro", o usuário precisará baixar o aplicativo no celular, realizar previamente um cadastro e registrar ocorrência de roubo. Dessa forma, será possível bloquear o telefone furtado assim que o usuário tiver acesso a outro aparelho celular.
Há ainda possibilidade de cadastrar uma pessoa de confiança, para que ela possa bloquear por conta própria o celular do usuário furtado ou roubado. O objetivo da ação é realizar o bloqueio de forma mais rápida e impedir que o ladrão tenha acesso aos dados da pessoa.
Como funciona?
Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas Google Play ou App Store;
Faça o login utilizando a conta gov.br (o usuário deve inserir o CPF e a senha);
Ao entrar no aplicativo, o usuário deve se ater aos termos de privacidade e concordar com os termos;
Na página inicial, o responsável por realizar o cadastro pode: indicar uma pessoa de confiança; registrar um número de telefone; ou registrar ocorrência.
Como cadastrar pessoa de confiança?
Logo após acessar o aplicativo "Celular Seguro" com os dados de login, o usuário deverá preencher o cadastro da pessoa de confiança com o nome, CPF, telefone, e-mail.
Como registrar um telefone?
Para cadastrar o telefone na plataforma, o usuário deve clicar em “registrar telefone”. É importante saber que a pessoa não tem quantidade limite de dispositivos para cadastrar, porém, todos os aparelhos devem estar inscritos com o CPF do usuário.
Como registrar uma ocorrência?
Quando o usuário estiver com todos os dados e a pessoa de confiança cadastrada, em caso de roubo, deverá preencher os critérios:
Data;
Tipo de situação;
Hora;
Estado;
Cidade;
Clicar em “emitir”.
Ao final da denúncia, será gerado um protocolo para o usuário acompanhar o andamento com as instituições cadastradas no programa. No caso, bancos e empresas de telefonia.
Furto e roubo de celulares
Cerca de 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados neste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Sendo que desse total, algo em torno de 508 mil foram roubados e 490 mil furtados.
Os números de 2022 representam um crescimento de 16,6% em relação aos registrados em 2021.
Comentários
Outras Notícias
Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série”
06 de Abril de 2026Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada
06 de Abril de 2026Foto: Reprodução/@vinijr
Ivete Sangalo e Claudia Leitte são confirmadas como atrações da Micareta São Paulo
06 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Peru registra morte de idoso apontado como o mais longevo do país, aos 125 anos
06 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro
05 de Abril de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos
05 de Abril de 2026Foto: Nasa/Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023