Justiça

MP-BA quer que Justiça obrigue rede social a liberar dados de suspeitos de racismo contra Davi durante 'BBB24

12 de Julho de 2024 - Redação Pernambués agora
[MP-BA quer que Justiça obrigue rede social a liberar dados de suspeitos de racismo contra Davi durante 'BBB24]

Órgão aponta que usuários do antigo Twitter fizeram postagens preconceituosas contra o baiano. g1 tenta contato com o 'X', mas ainda não obteve retorno. / Foto Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com uma ação judicial para que o "X", antigo Twitter, seja obrigado a repassar os dados de usuários suspeitos de racismo contra Davi Brito. A medida cautelar se refere às ofensas preconceituosas, proferidas contra o campeão do BBB24 durante o programa.

Os atos racistas começaram a ser investigados em março. Na ocasião, a Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo instaurou o processo após denúncia da equipe do brother.

As pessoas têm ficado muito à vontade para manifestar ódio nas redes sociais, seja racial, de gênero, de orientação sexual, acreditando que estão na clandestinidade, que não serão descobertas. Mas nós temos instrumentos jurídicos e tecnológicos para descobrir a autoria deste tipo de mensagem", defendeu a promotoria da Justiça Lícia Sant'Anna Vaz, em nota divulgada pelo MP-BA à época.

No mês seguinte, em abril, o MP-BA oficiou o X para ter acesso aos dados cadastrais de quatro usuários investigados, porém, o pedido não foi atendido. Com isso, a Promotoria ajuizou a medida cautelar, à espera de que a Justiça determine o repasse dos dados ao órgão.

Comentários

Outras Notícias

[Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série”]
Esportes

Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série”

06 de Abril de 2026

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

[Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada]
Esportes

Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada

06 de Abril de 2026

Foto: Reprodução/@vinijr

[Ivete Sangalo e Claudia Leitte são confirmadas como atrações da Micareta São Paulo]
Brasil

Ivete Sangalo e Claudia Leitte são confirmadas como atrações da Micareta São Paulo

06 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Peru registra morte de idoso apontado como o mais longevo do país, aos 125 anos]
Mundo

Peru registra morte de idoso apontado como o mais longevo do país, aos 125 anos

06 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro]
Justiça

Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro

05 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos]
Mundo

Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos

05 de Abril de 2026

Foto: Nasa/Divulgação