Mundo

Pernambués Curioso: 03 de maio Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

03 de Maio de 2021 -Calendarr/ UNESCO
[Pernambués Curioso: 03 de maio Dia Internacional da Liberdade de Imprensa]

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio

A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.
Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura. A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer de variadas maneiras.
O dia 3 de maio foi proclamado como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em 1993 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, sob proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este dia é uma oportunidade para avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo, defender a mídia contra ataques à sua independência e prestar homenagem a jornalistas que perderam a vida no curso de sua profissão.
No atual contexto global da luta contra a pandemia do COVID-19, o Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) destaca a importância da liberdade de expressão, liberdade de imprensa e acesso à informação e papel essencial do jornalismo e da mídia.
Nesse sentido, destaca-se o papel fundamental dos jornalistas em informar o público sobre a pandemia do COVID-19, bem como a necessidade de tomar precauções para proteger sua saúde física e mental no exercício da profissão em um contexto de risco e grande pressão. O jornalismo profissional e a circulação de informações rigorosas, oportunas, confiáveis e verdadeiras relacionadas ao coronavírus são essenciais para que os Estados adaptem sua resposta à disseminação do COVID-19, aprendam sobre as experiências de outros países e proponham mais políticas e medidas públicas. Adequado a partir de uma abordagem de respeito pelos direitos humanos.
Ao mesmo tempo, em um mundo em que as informações circulam rapidamente pelas redes sociais com grande impacto, destaca-se a necessidade de verificar as informações antes de circular nas redes sociais e promover o uso de fontes confiáveis. Jornalistas e a mídia, bem como agências governamentais, organizações não-governamentais e cada pessoa individualmente têm a possibilidade de evitar a circulação de informações falsas ou enganosas, que podem gerar confusão, discriminação, ódio, intolerância, xenofobia, perigo para saúde ou qualquer tipo de violência.
O IPPDH reconhece os esforços de jornalistas de todo o mundo para fornecer informações de qualidade em meio a essa pandemia e seu lugar fundamental na construção da agenda pública e no acesso à informação.

 

Foto reprodução/ stock.adobe- Freepik

Comentários

Outras Notícias

[Lula critica operação no Jacarezinho, mas já defendeu ação parecida quando era presidente]
Política

Lula critica operação no Jacarezinho, mas já defendeu ação parecida quando era presidente

07 de Maio de 2021

Embora tenha criticado duramente a operação policial contra o tráfico de drogas realizada no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na quinta (6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pensava diferente quando era o chefe do Executivo

[Rui Costa é vacinado contra o coronavírus]
Bahia

Rui Costa é vacinado contra o coronavírus

07 de Maio de 2021

Com 58 anos e diagnóstico de hipertensão arterial, o governador Rui Costa foi vacinado contra a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (7), em uma Unidade de Saúde da Família, no bairro da Federação, em Salvador

[Aplicação da 2ª dose Oxford para pessoas agendadas para domingo (9) é antecipada]
Saúde

Aplicação da 2ª dose Oxford para pessoas agendadas para domingo (9) é antecipada

07 de Maio de 2021

As pessoas cuja data da segunda dose da Oxford está com o prazo sinalizado/agendado para o domingo (9) poderão ter acesso ao imunizante de forma antecipada, ou seja, poderão ser vacinadas no sábado (8)

[Nova variante do coronavírus é encontrada no Rio de Janeiro; cientistas analisam]
Saúde

Nova variante do coronavírus é encontrada no Rio de Janeiro; cientistas analisam

07 de Maio de 2021

Uma nova variante do novo coronavírus está em circulação no estado do Rio de Janeiro, de acordo com comunicado divulgado na quinta-feira (6/5) pelo Governo do Estado

[Com bebida alcoólica liberada no fim de semana, bairro mais boêmio de Salvador passa por desinfecção nesta sexta-feira]
Bahia

Com bebida alcoólica liberada no fim de semana, bairro mais boêmio de Salvador passa por desinfecção nesta sexta-feira

07 de Maio de 2021

O Largo da Mariquita, a Vila Caramuru e a Praça da Sereia, situados no bairro mais boêmio de Salvador, o Rio Vermelho, estão passando por ações de desinfecção nesta sexta-feira (6/5)

[Maio Amarelo: Detran-BA dinamiza fiscalização para evitar acidentes]
Bahia

Maio Amarelo: Detran-BA dinamiza fiscalização para evitar acidentes

07 de Maio de 2021

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) dinamizou as operações de fiscalização neste mês, período das ações do Maio Amarelo, movimento internacional pelo aumento da segurança viária