Pernambués Curioso: 03 de maio Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
03 de Maio de 2021 - Calendarr/ UNESCO
O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio
A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.
Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura. A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer de variadas maneiras.
O dia 3 de maio foi proclamado como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em 1993 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, sob proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este dia é uma oportunidade para avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo, defender a mídia contra ataques à sua independência e prestar homenagem a jornalistas que perderam a vida no curso de sua profissão.
No atual contexto global da luta contra a pandemia do COVID-19, o Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) destaca a importância da liberdade de expressão, liberdade de imprensa e acesso à informação e papel essencial do jornalismo e da mídia.
Nesse sentido, destaca-se o papel fundamental dos jornalistas em informar o público sobre a pandemia do COVID-19, bem como a necessidade de tomar precauções para proteger sua saúde física e mental no exercício da profissão em um contexto de risco e grande pressão. O jornalismo profissional e a circulação de informações rigorosas, oportunas, confiáveis e verdadeiras relacionadas ao coronavírus são essenciais para que os Estados adaptem sua resposta à disseminação do COVID-19, aprendam sobre as experiências de outros países e proponham mais políticas e medidas públicas. Adequado a partir de uma abordagem de respeito pelos direitos humanos.
Ao mesmo tempo, em um mundo em que as informações circulam rapidamente pelas redes sociais com grande impacto, destaca-se a necessidade de verificar as informações antes de circular nas redes sociais e promover o uso de fontes confiáveis. Jornalistas e a mídia, bem como agências governamentais, organizações não-governamentais e cada pessoa individualmente têm a possibilidade de evitar a circulação de informações falsas ou enganosas, que podem gerar confusão, discriminação, ódio, intolerância, xenofobia, perigo para saúde ou qualquer tipo de violência.
O IPPDH reconhece os esforços de jornalistas de todo o mundo para fornecer informações de qualidade em meio a essa pandemia e seu lugar fundamental na construção da agenda pública e no acesso à informação.
Foto reprodução/ stock.adobe- Freepik
Comentários
Outras Notícias
Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU
06 de Dezembro de 2025Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco
05 de Dezembro de 2025Foto: Globo / Renato Pizzutto
Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data
05 de Dezembro de 2025Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação
Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram
05 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023