Mundo

Alec Baldwin mata diretora de fotografia em acidente com arma durante filmagem

23 de Outubro de 2021 - El País
[Alec Baldwin mata diretora de fotografia em acidente com arma durante filmagem]

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu nesta quinta-feira em um set de filmagem do Novo México (EUA) após levar um tiro disparado pelo ator Alec Baldwin com uma arma cenográfica, supostamente carregada com cartuchos de festim

O ator também feriu o diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, que foi levado a um hospital da Santa Fe. O acidente aconteceu por volta de 14h (17h em Brasília), durante a filmagem de Rust, um western independente protagonizado e produzido por Baldwin. A polícia foi chamada e chegou ao local minutos depois, registrando o caso como homicídio culposo (não intencional).

Autoridades policiais de Santa Fe confirmaram que Baldwin, de 68 anos, fez os disparos. O incidente foi confirmado por um representante do ator, quem não deu detalhes sobre a cena que estava sendo rodada. “Segundo os investigadores, parece que a cena filmada envolvia o uso de uma arma de objeto de cena quando esta foi disparada”, afirmou à imprensa o porta-voz policial Juan Rios. Os policiais ainda investigam que tipo de projétil causou as lesões. Hutchins foi levada de helicóptero a um hospital, mas morreu antes de pousar no centro sanitário da Universidade do Novo México, na cidade de Albuquerque.

“Recebemos as devastadoras notícias esta tarde”, afirmou na quinta-feira a seção 600 do Sindicato Internacional de Fotógrafos de Cinema, referindo-se à morte de Hutchins. “Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para saber mais e apoiamos uma investigação aprofundada sobre este fato tão trágico. É uma perda imensa”, declarou em nota o presidente da seção local do sindicato, John Lindley. A fotógrafa se formou há seis anos no American Filme Institute e em 2019 foi eleita uma das profissionais a seguir na sua área de atuação.

A rodagem foi suspensa até novembro. Rust estava sendo filmada no Rancho Bonanza Creek, uma popular locação cinematográfica ao sul de Santa Fe. Ali foram feitas cenas de Os indomáveis e Cowboys & aliens. Não foram apresentadas acusações contra Baldwin. A imprensa local disse que o ator foi visto chorando em frente a uma delegacia onde prestou depoimento.

Baldwin produziu para Souza seu filme Crown Vic, de 2019. O diretor, que estreou em 2010, escreveu o argumento de Rust, uma história ambientada no Kansas do final do século XIX, na qual Baldwin encarna um foragido que busca livrar seu neto de 13 anos, acusado por um homicídio acidental, enquanto é perseguido por um oficial de justiça e um caçador de recompensas. O ator, conhecido por seu temperamento vulcânico, parodiou Donald Trump no popular programa semanal Saturday Night Live, da NBC, um papel que lhe valeu um prêmio Emmy em 2017.

O acidente recorda a morte de Brandon Lee, filho do famoso ator especialista em artes marciais Bruce Lee. Brandon morreu aos 28 anos, em 1993, quando fazia o seu primeiro filme importante como protagonista, O corvo, dirigido por Alex Proyas. O ator, que também dominava as técnicas orientais de defesa pessoal, morreu nos últimos dias da produção, quando era rodada a cena de início do filme, na qual o herói morria por uma bala disparada pelo membro de uma gangue. A bala deveria ser de festim, mas não era.
 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias

[Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]
Bahia

Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]
Política

Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil

[Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia]
Mundo

Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Conhecimento Científico R7

[Carnaval de 2026 deve levar mais de 1,2 milhão de visitantes a Salvador e injetar R$ 2,6 bilhões na economia]
Economia

Carnaval de 2026 deve levar mais de 1,2 milhão de visitantes a Salvador e injetar R$ 2,6 bilhões na economia

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde]
Saúde

Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde

30 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026]
Bahia

Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS