Mundo

China tem novo surto de Covid-19; Europa e Rússia registram recordes da doença

03 de Novembro de 2021 - Revista Fórum
[China tem novo surto de Covid-19; Europa e Rússia registram recordes da doença]

O órgão não fez menção a uma possível escassez de alimentos, mas a imprensa local chegou a publicar listas de bens recomendados para guardar em casa, incluindo biscoitos, macarrão instantâneo, vitaminas e lanternas.

Os casos da Covid-19 tem voltado a crescer no mundo. Nesta semana, um novo surto da doença na China fez com que as autoridades publicassem um aviso no site do Ministério do Comércio orientando as famílias a estocarem alimentos “para atender a vida cotidiana e emergências”.

O órgão não fez menção a uma possível escassez de alimentos, mas a imprensa local chegou a publicar listas de bens recomendados para guardar em casa, incluindo biscoitos, macarrão instantâneo, vitaminas e lanternas.

Nas redes sociais, usuários relataram que, após o anúncio do governo, chineses correram para estocar arroz, óleo de cozinha e sal. “Assim que a notícia saiu, todos os idosos perto de mim enlouqueceram comprando no supermercado”, escreveu um perfil na rede social chinesa Weibo, semelhante ao Twitter.

Milhares de pessoas foram confinadas na última segunda-feira (25) no norte da China, e autoridades pediram à população que limite os deslocamentos após serem registrados novos casos de Covid-19 no país.

Europa

Na Europa, a semana terminada em 19 de outubro contabilizou 1,3 milhão de casos, alta de 7% em relação à anterior, segundo o Centro Europeu de Controle de Doenças.

A Romênia registrou na última semana o maior número de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A Criméia, localizada na Ucrânia, também relatou recorde de infecções pelo coronavírus.

Uma das razões é a lenta campanha de vacinação de alguns países. O caso mais emblemático é a Romênia, onde a imunização total atingiu apenas 31% da população, segundo a Universidade Johns Hopkins. Foram 226 mortes por 1 milhão de habitantes nas duas semanas encerradas em 21 de outubro.

Esse índice é de 25 no Brasil e de zero na Islândia. Após quatro semanas com aumento dos óbitos, o presidente Klaus Iohannis classificou a situação como “alarmante”.

Na Inglaterra, o número de casos saltou de 49 mil na semana de 13 de junho para 326 mil na de 24 de outubro. Já as mortes e internações não seguiram a mesma tendência, indicando que “as vacinas desassociam a curva de contágio da de doenças graves e mortes”, afirmou no dia 20 o diretor-adjunto da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan.

Rússia

Nesta terça-feira (3), a Rússia bateu novo recorde diário de mortes por coronavírus, quatro dias após entrar em vigor uma ordem nacional de uma semana “sem trabalho”. Foram relatados 39.008 novos casos da doença e 1.178 mortes.

No último mês, foi registrado recorde diário de infecções ou mortes em quase todos os dias. Para reduzir a disseminação da doença, o presidente Vladimir Putin ordenou lockdown em todo o país de 30 de outubro a 7 de novembro.

Ele disse, ainda, que as regiões onde a situação está mais crítica podem adicionar mais dias, se necessário. Novgorod já estendeu o fechamento por mais uma semana.

Como os hospitais estão lotados, Moscou pediu aos idosos que não saiam de casa por pelo menos quatro meses. O avanço da Covid-19 se deve à imunização de apenas 33% dos russos, embora eles tenham desenvolvido quatro vacinas, como a Sputnik V.

Comentários

Outras Notícias

[Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca ]
Cultura

Sara Prado assume Funceb; “Mudanças são precisas”, diz vereador Suíca

18 de Abril de 2024

Sara Prado assume a Funceb e o vereador Luiz Carlos Suíca elogia - FOTO Divulgaçã

[Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília]
Política

Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília

17 de Abril de 2024

Os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner sinalizaram positivamente sobre o projeto de lei | FOTO: Divulgação

[Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores]
Bahia

Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores

17 de Abril de 2024

Primeira vez que estado 'ganhou' o reality foi com Jean Wyllys, em 2005. Na edição seguinte, Mara Viana conquistou o prêmio / Foto Rede Globo

[Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia]
Economia

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia

17 de Abril de 2024

Aneel autoriza reajuste médio de 1% para tarifa de energia elétrica da Bahia — Foto: Divulgação

[Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba]
Cultura

Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba

17 de Abril de 2024

Neste primeiro dia de programação serão exibidos dois curtas-metragens: "A Menina que Queria Voar", dirigido por Tais Amordivino, e "Sèt Lam", dirigido por Vincent Fontano / Foto Divulgação

[Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida]
Justiça

Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida

17 de Abril de 2024

Nas imagens, o idoso está pálido e sem qualquer reação ou reflexo, sentado em uma cadeira de rodas, enquanto Érica pede repetidas vezes que ele assine o empréstimo de R$ 17 mil / Foto Redes sociais