Mundo

Com novo recorde de calor, Terra tem a semana mais quente já registrada

08 de Julho de 2023 - Folha Press
[Com novo recorde de calor, Terra tem a semana mais quente já registrada]

Com a temperatura média global em 17,23°C, esta quinta-feira (6) bateu um novo recorde de calor. O índice foi quebrado pela terceira vez nesta semana, fazendo dela a mais quente já registrada. O número ficou 1,02°C acima do padrão histórico para o dia 6 de julho.

FOTO: Reprodução 

Na segunda-feira (3), a temperatura mundial foi de 17,01°C, superando o maior índice registrado pelos cientistas até então, de 16,92°C, em 2016 (que se repetiu em 2022). O recorde foi quebrado no dia seguinte, quando foram atingidos 17,18°C, temperatura que se manteve na quarta-feira (5).

Os dados diários de temperatura são do Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, ligado à Administração Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês) analisados preliminarmente pela Universidade do Maine e publicados na ferramenta Climate Reanalyzer.

A Noaa é uma das maiores autoridades de monitoramento do clima e, à agência de notícias AP, disse que não pode reconhecer os levantamentos diários porque faz apenas análises mais longas, mensais ou anuais.

“Reconhecemos que estamos em um período quente devido às mudanças climáticas e, combinado com o El Niño e as condições quentes do verão, estamos vendo temperaturas recordes de superfície quente sendo registradas em muitos locais em todo o mundo”, afirmou a instituição à AP.

Os recordes diários acontecem após uma sequência de marcas de calor extremo sendo superadas. Maio teve as temperaturas oceânicas mais altas registradas para o mês, enquanto em junho os recordes de temperatura do mar e do ar foram quebrados “por uma margem substancial”.

Na Antártida, mesmo em meio ao inverno do hemisfério sul, o gelo marinho atingiu sua menor extensão para junho desde o início das observações de satélite, ficando 17% abaixo da média.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, alertou em um discurso nesta quinta-feira (6) que as estatísticas recentes mostram que “as mudanças climáticas estão fora de controle”.

Ele disse que as emissões de gases-estufa continuam crescendo, mesmo que o necessário sejam metas climáticas mais ambiciosas. “Se insistirmos em adiar as medidas-chave que são necessárias, creio que estamos caminhando para uma situação catastrófica, como demonstram os dois últimos recordes de temperatura”, afirmou.

Comentários

Outras Notícias

[Conselho de Saúde aciona MP para investigar problemas nas UPAs de Salvador]
Saúde

Conselho de Saúde aciona MP para investigar problemas nas UPAs de Salvador

31 de Março de 2025

Foto: Imagem Ilustrativa. Divulgação/Secom/PMS

[Prefeitura de Salvador é criticada por uso de IA em publicação:
Bahia

Prefeitura de Salvador é criticada por uso de IA em publicação: "Cadê os artistas locais?"

31 de Março de 2025

Foto: Reprodução / Redes sociais

[Salvador completa 476 anos: bairros com maior número de pessoas que moram sozinhas]
Bahia

Salvador completa 476 anos: bairros com maior número de pessoas que moram sozinhas

31 de Março de 2025

Foto: Divulgação

[Casos de picadas de escorpião ultrapassam mil na Bahia em 2025; Vitória da Conquista segue como líder]
Saúde

Casos de picadas de escorpião ultrapassam mil na Bahia em 2025; Vitória da Conquista segue como líder

31 de Março de 2025

Foto: Reprodução / SMS Setor de Zoonoses e Vetores

[PL propõe responsabilização de tutores por ataques de cães a rebanhos rurais na Bahia]
Política

PL propõe responsabilização de tutores por ataques de cães a rebanhos rurais na Bahia

27 de Março de 2025

Foto: Reprodução / AL-BA

[AL-BA realiza sessão em homenagem às mulheres e aprova seis projetos legislativos]
Bahia

AL-BA realiza sessão em homenagem às mulheres e aprova seis projetos legislativos

27 de Março de 2025

Foto: Sandra Travassos / AL-BA