Governador diz que vai negociar demissões com a Ford
20 de Outubro de 2015 - Diogenes MatosApesar de dizer que pretende negociar demissões com a Ford, o governador Rui Costa extinguiu pelo menos três empresas do estado.
Após manifestação de cerca de 4 mil funcionários do Complexo Industrial Ford, na manhã desta terça-feira (20), em evento da montadora na Cidade do Saber, o governador da Bahia Rui Costa (PT) falou que pretende negociar com a empresa sobre a suposta demissão de 1.400 da Ford. A denúncia feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, durante protesto, pediu a intervenção de Rui. "Vamos receber uma comissão de trabalhadores, ver a intermediação com a Ford", disse. A empresa, localizada no Polo Industrial da cidade, transmitiu nota à imprensa afirmando que pretende "adequar o nível de produção à demanda do mercado", mas que não há nenhum anúncio de demissão até o momento. "Eu entendo que nós estamos passando por uma crise econômica, as montadoras, no Brasil inteiro, estão fazendo ajustes. A informação que eu tenho é que a Ford está integralizando vagas e serviços que eram terceirizados. Ou seja, ela tem, dentro do complexo, várias empresas que prestam serviços para a Ford. E esses serviços a Ford está integralizando para fazer ela própria diretamente. E com isso ela vai otimizar uma quantidade de pessoas para reduzir custos e continuar competitiva", informou o governador. De acordo com o Sindicato, os funcionários em protesto, saíram do Polo, passando pela BA-093, pela Via Parafuso, até à Cidade do Saber. A categoria decidiu parar por 24 horas. A ideia era chamar a atenção do governador e do presidente da empresa na América do Sul, Steven Armstrong. Os dois estavam no local, nesta manhã, para o lançamento do Programa de Educação para Jovens, iniciativa da Ford em parceria com o governo estadual. A fábrica da Ford em Camaçari produz os veículos Ford Ka e Ka+ (sedã), e também o EcoSport. Além disso, a unidade fabrica ainda o motor 1.0 que abastece o Ford Ka. Jovens Aprendizes Lançado nesta terça, o Programa de Educação para Jovens pretende contemplar 100 jovens de 17 e 21 anos, todos da rede pública estadual de ensino. O programa foi lançado na Cidade do Saber, em Camaçari, com a presença do governador Rui Costa e do presidente da empresa na América do Sul, Steven Armstrong. O Educação para Jovens foi inspirado no programa estadual Educar para Transformar e é realizado em parceria com o instituições como o Sesi e o Senai. Demissões no Estado Apesar de afirmar que pretende negociar as demissões com a multinacional, o próprio governador Rui Costa, antes mesmo de tomar posse, esteve à frente de pelo menos três extinções de empresas do estado, o que vai gerar o desemprego de mais de 5 mil profissionais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e Empresa Baiana de Alimentos S.A (EBAL).Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023