Pauta Livre por Rogaciano Medeiros
30 de Outubro de 2015 - Giovanna ReynerRogaciano Medeiros é jornalista e graduando em Ciência Política pela UFBA.
Por Rogaciano Medeiros
ABUSO
A atitude da Polícia Federal, que foi à casa de Luís Cláudio da Silva, filho do ex-presidente Lula, depois das 23h da terça-feira passada, a fim de intimá-lo a prestar depoimento, é mais uma demonstração concreta de que a PF está longe do caráter republicano que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tanto alardeia. Pelo contrário, revela uma instituição partidarizada, cuja ação sempre termina por beneficiar eleitoralmente forças políticas que tramam contra a soberania popular e não têm qualquer compromisso com o Estado Democrático e de Direito.
DEBOCHE
Mesmo sob forte suspeita de ter recebido propina de R$ 1,6 milhão para anular dívidas com a Receita Federal do Grupo RBS, afiliado à Globo, o ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), tem o desplante de cobrar rapidez do Congresso Nacional sobre as chamadas “pedaladas fiscais”. Comprometido inteiramente com as conspirações golpistas, ele chega ao absurdo de afirmar que “a sociedade brasileira está ansiosa para saber se a presidenta Dilma Rousseff permanece no governo”. É apostar na impunidade e debochar da inteligência nacional.
ILEGÍTIMO
A oposição golpista de extrema direita comemora a atitude do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que em uma manobra política revogou o rito dos pedidos de impeachment. A pretensão é se livrar dos impedimentos legais de colocá-los em votação, determinados pelo Supremo Tribunal Federal. Com a revogação, apenas a presidência da casa, enquanto instituição, tem o poder de assumir a tramitação da matéria. Acontece que atualmente, como afirmam juristas de respeitabilidade, Cunha, diante dos graves escândalos em que está envolvido, não tem a menor legitimidade para dar andamento a um processo tão sério e complexo como a deposição da presidenta Dilma Rousseff, contra quem não há, até agora, nenhuma comprovação de ter cometido crime de responsabilidade, pré-requisito básico para a deposição presidencial.
VERMELHO
Queridinho da mídia conservadora, o prefeito ACM Neto (DEM) fechou completamente para o trânsito o Rio Vermelho. Não passa nada. A alegação é de que precisa acelerar as obras de recuperação do local. Acontece que o prazo é de 90 dias, ou seja, a reabertura só acontecerá no final de janeiro. Quer dizer, o bairro mais charmoso para o turismo em Salvador permanecerá fechado, com transtornos para a população e para os turistas, durante toda a alta estação. E a imprensa fica caladinha.
 
              Comentários
Outras Notícias
                      Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
                      Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
                      Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador
31 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Internet
                      INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida
29 de Outubro de 2025Foto: Agência GOV
                      Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
                      Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Vídeos
            Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
            Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023