Prefeita de Amargosa é acionada por ato de improbidade administrativa
17 de Março de 2016 - Andréa de Lima NunesO membro do MP-BA pede à Justiça que condene a prefeita, o secretário e o empresário.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil por ato de improbidade administrativa contra a prefeita de Amargosa, Karina Silva; o secretário de Administração, Infraestrutura e Transportes, Marinaldo Cardoso Santos; e o empresário Manoel Cláudio Longo.
O promotor de Justiça, Jader Santos Alves, registrou no documento que os três acionados participaram de um esquema de contratações “desnecessárias e fraudulentas”, que provocaram prejuízos aos cofres públicos. O membro do MP-BA pede à Justiça que condene a prefeita, o secretário e o empresário pela prática de improbidade administrativa, devendo os mesmos ressarcir aos cofres em R$ 14.948,00, valor que deve ser corrigido monetariamente quando ocorrer o pagamento.
Segundo Jader Alves, o Município contratou a empresa Recôncavo Projetos e Construções Ltda.ME para atender um “suposto” incremento das demandas durante os festejos juninos de 2013. Fez isso por meio de procedimento de dispensa de licitação, que previa a realização de serviços de capina, rolagem, manutenção de sarjeta e pinturas de meio fio. Também utilizando-se da dispensa de licitação, contratou diretamente a mesma empresa para varrição de vias públicas.
A necessidade dessas contratações, destaca Jader Alves, “é questionável mesmo diante do natural aumento do trabalho nas festas juninas”. Segundo ele, foi verificado que o Município tem abundante mão de obra própria para realizar os serviços. O promotor de Justiça constatou ainda que a Recôncavo Projetos e Construções Ltda. não passa de uma “empresa fantasma, cuja existência limita-se aos registros constantes em órgãos públicos”.
No local indicado para seu funcionamento, há um escritório de contabilidade. Lá, não existem máquinas, equipamentos, empregados e nem outras estruturas típicas de empresas que prestam serviços de construção, obras e limpeza urbana, afirmou Jader Alves, destacando que, pelo que consta, a empresa não tem filiais, agências ou sucursais com tais estruturas.
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
