Semana é decisiva para a crise política e o impeachment de Dilma Rousseff
11 de Abril de 2016 - Andréa de Lima NunesVotação deve começar na sexta-feira (15) e pode durar até três dias.
Nesta segunda (11) começa uma semana decisiva para o desfecho da crise política, a comissão especial da Câmara vota o relatório que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A sessão começa às 10 da manhã e deve se estender por todo o dia.
Manifestantes pró e contra o impeachment começaram a chegar aos locais que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal determinou para cada um. A ideia é evitar confrontos. O gramado central já está com grades e a Esplanada dos Ministérios ficará dividida.
Perto da catedral vai ficar quem é a favor do impeachment. Do outro lado, onde fica o teatro nacional, os que são contra. O gramado central da Esplanada será ocupado pelas equipes de segurança e ficará proibido o acesso a toda a região da Praça dos Três Poderes, do gramado bem em frente ao Congresso Nacional e dos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores.
Os deputados da comissão especial do impeachment voltam a trabalhar às 10 horas. Eles vão votar o parecer do deputado Jovair Arantes, que recomendou a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Deve ser outra sessão longa. A estimativa é que termine à noite.
O relator, Jovair Arantes, será o primeiro a falar e terá 10 minutos. Em seguida, vem a defesa da presidente Dilma Rousseff. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, terá até 20 minutos.
Depois, começa o processo de votação. Falam dois deputados a favor e dois contra o parecer, cinco minutos para cada um. Na sequência vem os 25 líderes dos partidos, cada um terá de três a 10 minutos, e só depois disso tudo é que os 65 deputados começarão a votar, o que deve acontecer no fim da tarde.
O quórum mínimo necessário é de 33 e basta a maioria simples dos votos para aprovar ou rejeitar o relatório do deputado Jovair Arantes. A oposição contesta o argumento do governo de que o parecer contraria a Constituição.
O presidente da comissão trabalhou no domingo com os técnicos na Câmara e ainda faltam algumas questões para decidir. Uma delas é se os deputados falarão os votos um a um ou se vai ser usado o painel eletrônico.
A expectativa é que essa votação comece na sexta-feira (15) e pode durar até três dias. Qualquer que seja o resultado da votação na comissão especial de impeachment, ele será votado pelo plenário da Câmara.
Comentários
Outras Notícias
Bloco Frenesi anuncia volta ao Carnaval de Salvador após 17 anos fora da avenida
11 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Justiça determina penhora de imóveis de Pelé por dívida condominial em Santos
11 de Novembro de 2025Foto: Domicio Pinheiro / Ag. Estado
Raphinha representa o Brasil entre indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa
11 de Novembro de 2025Foto: Reprodução/Internet
Globo prepara sequência de Avenida Brasil com retorno de Carminha e Tufão, afirma colunista
11 de Novembro de 2025Foto: TV Globo
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
