Política

Tia Eron usa nome social mas não quer que transsexuais utilizem mesmo direito

20 de Maio de 2016 - Diogenes Matos

"Assinam projeto contra o nome social para as pessoas trans, mas usam nome social na Câmara dos Deputados. Hipócritas!", criticou Jean Wyllys.

[caption id="attachment_138705" align="aligncenter" width="639"]Deputada utiliza de nome social mas não quer que transexuais se utilizem do mesmo direito, argumentam internautas. Deputada utiliza de nome social mas não quer que transexuais se utilizem do mesmo direito, argumentam internautas.[/caption] Quem não conhece de perto Eronildes Vasconcelos Carvalho, nem imagina que se refere a deputada federal  que utiliza o nome social Tia Eron (PR). Pois é ela mesma que utiliza do direito ao nome social, que quer a suspensão do Decreto de lei nº 8.727, de 28 de abril de 2016, aprovado pela então presidente Dilma (PT). Este Decreto autoriza uso do nome social por travestis e transsexuais. A parlamentar acredita que a norma consolida uma suposta ideia de que o “sexo biológico deve ser deixado para traz” e que “a identidade sexual ficaria a critério de cada pessoa”. “O Estado Brasileiro está constrangendo a maioria da sociedade ao entregar privilégios a uma minoria por uma suposta culpa social”, declarou a deputada na ocasião. Eronildes, ou Tia Eron, está no grupo de partidos assinou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 395/2016, que suspende o direito ao nome social para travestis e transsexuais. A medida havia sido assinada pela presidente Dilma Rousseff no mês passado, autorizando o uso do nome para garantir o reconhecimento da identidade de gênero de membros da comunidade LGBT no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Entre os partidos estão PSDB, PRB, PV, PR, PHS, PSC, PROS, DEM e PTN. Os parlamentares argumentam que o decreto foi expedido ao “apagar das luzes” do governo Dilma com o propósito de “afrontar a definição constitucional, prevista no inciso VI do art. 84, que define as hipóteses em que se defere ao Presidente da República a competência constitucional para a edição de decretos”. Internautas vem se manifestando sobre essa situação, que para muitos é estranha. Alguns acreditam que a deputada quer tirar o direito de outras pessoas a um recurso que ela também utiliza. O deputado Jean Wyllys (PSOL), chamou um grupo de deputados que utilizam do nome social como hipócritas. "Assinam projeto contra o nome social para as pessoas trans, mas usam nome social na Câmara dos Deputados. Hipócritas!", criticou o deputado em sua página no facebook. tia eron  

Comentários

Outras Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria]
Bahia

MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria

18 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista

[Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador]
Cultura

Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador

18 de Junho de 2026

Foto: Instagram

[Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai]
Brasil

Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai

18 de Junho de 2026

Foto: Bahia Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |