Tia Eron usa nome social mas não quer que transsexuais utilizem mesmo direito
20 de Maio de 2016 - Diogenes Matos"Assinam projeto contra o nome social para as pessoas trans, mas usam nome social na Câmara dos Deputados. Hipócritas!", criticou Jean Wyllys.
[caption id="attachment_138705" align="aligncenter" width="639"]
Deputada utiliza de nome social mas não quer que transexuais se utilizem do mesmo direito, argumentam internautas.[/caption]
Quem não conhece de perto Eronildes Vasconcelos Carvalho, nem imagina que se refere a deputada federal que utiliza o nome social Tia Eron (PR). Pois é ela mesma que utiliza do direito ao nome social, que quer a suspensão do Decreto de lei nº 8.727, de 28 de abril de 2016, aprovado pela então presidente Dilma (PT). Este Decreto autoriza uso do nome social por travestis e transsexuais.
A parlamentar acredita que a norma consolida uma suposta ideia de que o “sexo biológico deve ser deixado para traz” e que “a identidade sexual ficaria a critério de cada pessoa”. “O Estado Brasileiro está constrangendo a maioria da sociedade ao entregar privilégios a uma minoria por uma suposta culpa social”, declarou a deputada na ocasião.
Eronildes, ou Tia Eron, está no grupo de partidos assinou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 395/2016, que suspende o direito ao nome social para travestis e transsexuais.
A medida havia sido assinada pela presidente Dilma Rousseff no mês passado, autorizando o uso do nome para garantir o reconhecimento da identidade de gênero de membros da comunidade LGBT no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Entre os partidos estão PSDB, PRB, PV, PR, PHS, PSC, PROS, DEM e PTN. Os parlamentares argumentam que o decreto foi expedido ao “apagar das luzes” do governo Dilma com o propósito de “afrontar a definição constitucional, prevista no inciso VI do art. 84, que define as hipóteses em que se defere ao Presidente da República a competência constitucional para a edição de decretos”.
Internautas vem se manifestando sobre essa situação, que para muitos é estranha. Alguns acreditam que a deputada quer tirar o direito de outras pessoas a um recurso que ela também utiliza.
O deputado Jean Wyllys (PSOL), chamou um grupo de deputados que utilizam do nome social como hipócritas. "Assinam projeto contra o nome social para as pessoas trans, mas usam nome social na Câmara dos Deputados. Hipócritas!", criticou o deputado em sua página no facebook.
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023