Governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto voltam a se desentender por causa de esgoto em praia da Barra
23 de Janeiro de 2019 - Redação Pernambués agora
A água suja lançada na areia da praia do Farol da Barra, em Salvador, gerou um novo embate entre o prefeito ACM Neto (DEM) e a Embasa, empresa do governo estadual responsável pela gestão da água e esgoto na capital baiana
As imagens ganharam as redes sociais nos últimos dias. Em seu perfil no Twitter, o prefeito disse que um relatório técnico será feito pela Secretaria Municipal de Manutenção e enviado à Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para que sejam adotadas as medidas cabíveis contra a Embasa.
No entanto, a empresa baiana nega que seja a responsável pelos dejetos lançados na praia de um dos principais cartões postais da cidade. "É verdade que a Embasa é responsável pelo esgoto que cai na praia? A resposta é não. As grandes tubulações que despejam água diretamente nas praias não fazem parte da rede coletora de esgoto da Embasa. Elas pertencem às redes de drenagem pluvial, que levam as águas de chuva diretamente para as praias, carregando também toda a sujeira e resíduos presentes nas ruas, inclusive matéria orgânica como folhas, fezes e urina de animais, que podem causar mau cheiro. A manutenção e fiscalização da limpeza urbana e das redes de drenagem cabem ao poder público municipal", disse a companhia.
Entretanto, o prefeito ACM Neto ironiza a afirmação da empresa: "dizer que esse material que está sendo jogando na faixa de areia, de cor preta, é fruto da rede pluvial, sendo que nem choveu ontem na cidade, é no mínimo um contrassenso", afirmou.
A Embasa também culpa ligações clandestinas como possíveis causadoras do problema. "Os esgotos lançados indevidamente nas redes de drenagem de água da chuva vêm de ligações clandestinas dos imóveis e não da rede operada pela Embasa. A fiscalização da empresa é capaz de verificar se o imóvel não está ligado à sua rede, mas não tem como determinar se a ligação de esgoto do imóvel foi feita na drenagem, num córrego ou em fossa. Evitar que o esgoto vá para as praias é responsabilidade de todos", diz a empresa em nota.
No mesmo comunicado, a companhia ressalta que a responsabilidade pela destinação do esgoto é compartilhada entre a própria Embasa, prefeituras, Inema e a própria população. "A Embasa é responsável pelo esgoto que coleta em suas redes. Nos locais onde a Embasa disponibiliza rede coletora, cabe ao cidadão fazer a ligação do seu imóvel. Quando essa ligação não é feita, a Embasa informa aos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental (INEMA e Prefeituras) para que autue o infrator, que fica então sujeito às penalidades previstas na lei", frisa o órgão baiano.
Comentários
Outras Notícias
Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano
16 de Junho de 2026Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde
Pesquisa aponta associação entre suplemento popular e avanço mais acelerado do Alzheimer
16 de Junho de 2026Foto: Robson Moura / TV Brasil
Gil do Vigor celebra conclusão de doutorado nos EUA e destaca papel da educação em sua trajetória
16 de Junho de 2026Foto: Instagram
Gusttavo Lima lidera ranking dos maiores cachês do São João da Bahia em 2026
16 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Participação de cooperativas em licitações leva SindilimpBA a impugnar editais de limpeza urbana em Utinga, Ouriçangas, Tanhaçu e Várzea da Roça
15 de Junho de 2026SindilimpBA continua contestando editais com a participação de cooperativas em municípios da Bahia | FOTO: Divulgação |
Proposta de delação rejeitada pela PF mencionava supostos repasses a Davi Alcolumbre
15 de Junho de 2026Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023