“Rui deve estadualizar o processo de reforma agrária e fazer o que Bolsonaro não faz”, frisa Suíca
13 de Março de 2019 - Redação Pernambués agora
É triste ver um país com tanta desigualdade andar para trás a passos tão largos. Mas não vamos deixar isso afetar a nossa Bahia
O vereador e vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), atende um pedido de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da região do extremo sul da Bahia, e sugere ao governador Rui Costa (PT) que estadualize o processo de reforma agrária. Nesta terça-feira (12), o edil petista reforçou a campanha que iniciou em redes sociais pedindo para o governo estadual se apropriar das ações que estão sendo desconstruídas pelo governo federal do presidente Bolsonaro (PSL).
“Em janeiro, o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] determinou, por meio de memorandos, a suspensão de todos os processos de reforma agrária no país. Apesar de negativas e revogações, não podemos esperar muita coisa do governo federal. É triste ver um país com tanta desigualdade andar para trás a passos tão largos. Mas não vamos deixar isso afetar a nossa Bahia tão gravemente, já falei algumas vezes e faço questão de repetir, o governador Rui Costa pode e deve iniciar um processo de estadualização dos assentamentos de reforma agrária”, destaca Suíca.
Para o vereador soteropolitano, “isso é possível e já acontece no estado de Sergipe, processo que foi iniciado pelo saudoso ex-governador Marcelo Déda (PT)”. Suíca salienta ainda que a estadualização pode acontecer por meio de decreto ou lei estadual, em trabalho conjunto com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “O governo do estado pode assumir parte da responsabilidade e não deixar o povo pobre do campo padecer, foram anos de luta e conquistas não podemos retroceder, ainda há muito o que fazer”. Concluiu.
Comentários
Outras Notícias
Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano
16 de Junho de 2026Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde
Pesquisa aponta associação entre suplemento popular e avanço mais acelerado do Alzheimer
16 de Junho de 2026Foto: Robson Moura / TV Brasil
Gil do Vigor celebra conclusão de doutorado nos EUA e destaca papel da educação em sua trajetória
16 de Junho de 2026Foto: Instagram
Gusttavo Lima lidera ranking dos maiores cachês do São João da Bahia em 2026
16 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Participação de cooperativas em licitações leva SindilimpBA a impugnar editais de limpeza urbana em Utinga, Ouriçangas, Tanhaçu e Várzea da Roça
15 de Junho de 2026SindilimpBA continua contestando editais com a participação de cooperativas em municípios da Bahia | FOTO: Divulgação |
Proposta de delação rejeitada pela PF mencionava supostos repasses a Davi Alcolumbre
15 de Junho de 2026Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023