Política

"A prefeitura não quer pagar nosso reajuste salarial", diz presidente Enadil Nunes

03 de Abril de 2019 - Redação Pernambués agora
[

Agentes de saúde reinvidicam seus direitos na CMS

Profissionais importantes na promoção da Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate à Endemias (ACE) têm o piso salarial reajustado. O valor transferido pelo Ministério da Saúde para os estados e municípios passou para R$ 1.250, por profissional. Aqui em Salvador, parece que esse reajuste não está acontecendo. 
Em sessão ordinária na tarde desta quarta- feira (03), na câmara municipal dos vereadores de Salvador, os agentes de saúde protestaram contra a prefeitura, afirmando que o órgão público não está repassando o valor para eles. 
Temos um piso nacional que foi aprovado por lei desde 2014 e ACM Neto (DEM), não cumpre em salvador. São cinco anos em que o prefeito não cumpre com o valor. "Agora, o piso ja foi reajustado e o valor ja foi depositado na conta da prefeitura, mas não é repassado pra nós, desde janeiro. O agravante não quer pagar o piso e nem o reajuste", explicou Enadil Nunes, Presidente  da associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador, ao PERNAMBUÉS AGORA.
A cidade conta com  2.800 agentes que buscam levar uma melhor qualidade na saúde. Eles afirmaram que tentaram entrar em contato, mas não tiveram sucesso: " a prefeitura nãoquer sentar pra conversar e não quer pagar. Ele precisa sentar e ajustar porque isso é lei", concluiu.
O representante da classe conseguiu um espaço na tribuna da CMS para relatar o caso com os vereadores da cidade e buscar apoio deles, na próxima segunda-feira (08).

Comentários

Outras Notícias

[Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano]
Bahia

Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano

16 de Junho de 2026

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde

[Pesquisa aponta associação entre suplemento popular e avanço mais acelerado do Alzheimer]
Saúde

Pesquisa aponta associação entre suplemento popular e avanço mais acelerado do Alzheimer

16 de Junho de 2026

Foto: Robson Moura / TV Brasil

[Gil do Vigor celebra conclusão de doutorado nos EUA e destaca papel da educação em sua trajetória]
Fofoca

Gil do Vigor celebra conclusão de doutorado nos EUA e destaca papel da educação em sua trajetória

16 de Junho de 2026

Foto: Instagram

[Gusttavo Lima lidera ranking dos maiores cachês do São João da Bahia em 2026]
Fofoca

Gusttavo Lima lidera ranking dos maiores cachês do São João da Bahia em 2026

16 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Participação de cooperativas em licitações leva SindilimpBA a impugnar editais de limpeza urbana em Utinga, Ouriçangas, Tanhaçu e Várzea da Roça]
Economia

Participação de cooperativas em licitações leva SindilimpBA a impugnar editais de limpeza urbana em Utinga, Ouriçangas, Tanhaçu e Várzea da Roça

15 de Junho de 2026

SindilimpBA continua contestando editais com a participação de cooperativas em municípios da Bahia | FOTO: Divulgação |

[Proposta de delação rejeitada pela PF mencionava supostos repasses a Davi Alcolumbre]
Política

Proposta de delação rejeitada pela PF mencionava supostos repasses a Davi Alcolumbre

15 de Junho de 2026

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado