Política

Rui Costa diz ter "orgulho de ser nordestino" e defende "respeito"

25 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora
[Rui Costa diz ter

O governador da Bahia disse, na noite desta terça-feira (23/7), ter saudade de políticos de outros tempos, que segundo ele defendiam sempre a Bahia. Hoje, de acordo com Rui Costa, há políticos "que se escondem".

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, ele disse ter "orgulho de ser nordestino" e defendeu o "respeito às pessoas".
A Bahia, disse, "marcou a história" do Brasil. "Quem chega à Bahia tem que pedir a bênção aos deuses e ao povo baiano."
Rui Costa deixou de ir à inauguração do aeroporto em Vitória da Conquista, pela manhã, depois de declarações do presidente Jair Bolsonaro em que chamava governadores nordestinos de "paraíbas".
Na opinião do governador, o evento se transformou em uma convenção político-partidária.
“A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse, ao explicar a decisão. 
Nesta terça-feira, em Vitória da Conquista, Bolsonaro disse amar o Nordeste. “Eu amo o Nordeste. Afinal de contas, a minha filha tem em suas veias sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, o nosso estado mais para cima, o nosso Ceará."
E acrescentou: “Não estou em Vitória da Conquista. Não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisões entre nós: [por] sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo, uma só raça, um só ideal e um só objetivo: colocar esse grande país no lugar de destaque que ele merece”.
A Polícia Militar não fez a segurança do evento. "Se o Governo Federal fechou o aeroporto e excluiu o povo, colocando o Exército lá dentro, pra que ainda precisa da PM?", perguntou o governador baiano pelo Twitter.
Rui Costa lembrou que o País nasceu no Nordeste e defendeu "um Brasil único, sem discriminação e sem conflitos regionais". Para ele, é preciso "dar uma virada, para criar um clima de respeito".

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung