Governador Rui Costa apresenta VLT na Câmara Municipal nesta terca-feira (13)
12 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
O VLT irá substituir o atual sistema de trem, que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, beneficiando os mais de 600 mil moradores da região.
O Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará o Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho. Será apresentado na Câmara Municipal pelo governador Rui Costa(PT), às 15:30. O contrato tem o valor de R$ 1,5 bilhão.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Jr. Dúvida serão o esclarecidas sobre o projeto. Geraldo aproveitou é salientou o alinhamento que tem tifo não somente com o executivo municipal, mas também com o governador Rui Costa. “ Me sinto grato em o governador se dispor em vir aqui, adiantou a vinda para apresentar o projeto, isso mostra maturidade", disse Geraldo.
Geraldo ainda destacou que é a p primeira vez que um governador vai a Câmara Municipal apresentar um projeto .
O VLT irá substituir o atual sistema de trem, que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, beneficiando os mais de 600 mil moradores da região.
Com cerca de 20 quilômetros de extensão, 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia, o VLT será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. As atuais dez estações dos trens do Subúrbio serão desativadas e reaproveitadas para prestação de outros serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e centros de atendimento.
A integração física do VLT com o sistema de metrô de Salvador se adequará à lógica de mobilidade do Governo do Estado, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede, através de serviços complementares. O projeto prevê uma ligação com quatro estações entre a região de São Joaquim, passando pela Via Expressa e fazendo a integração com o sistema metroviário no Acesso Norte.
“
Consórcio
O contrato foi assinado pelo Governo do Estado e pelo consórcio vencedor do leilão realizado em maio de 2018, a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, responsável pela implantação e operação do sistema. A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).
Comentários
Outras Notícias
Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia
12 de Dezembro de 2025Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil
‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / Cinema Scorpio
CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A
12 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram
Após boatos, equipe confirma que Bruno Magnata segue no comando da La Fúria
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol
11 de Dezembro de 2025Foto: UFPR/Divulgação
Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas
11 de Dezembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023